A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e a StartUp BUZZ, organização estudantil sediada na FEP, promovem no próximo dia 20 de abril, quinta-feira, o BUZZ Impulse, um projeto inovador no panorama universitário nacional, dedicado ao empreendedorismo.

Dividido em três grandes momentos – Conferência, Feira e Pitch – o evento vai permitir aos participantes contactarem num só dia com os vários agentes que compõem este ecossistema: startups e scale-ups em diferentes fases de desenvolvimento, empreendedores que experienciaram o sucesso e o fracasso ao longo da sua vida profissional, investidores de risco que irão trazer uma visão diferenciadora do mundo dos investimentos e muitas outras personalidades.

O evento tem início às 9h00, com a Conferência “A Indústria de Capital de Risco em Portugal, a caminho da maturidade?”, na qual serão abordados temas como estratégias de investimento, tendências de mercado e oportunidades de investimento em startups, negócios inovadores e em empresas estabelecidas.

“Espera-se que os oradores compartilhem a sua opinião e a sua visão sobre as regras de alocação de capital, modelos de negócio, gestão de ativos, bem como as expectativas do retorno do investimento, tendo em atenção o atual contexto económico, assim com as expectativas para o setor”, destaca Miguel Sousa, professor da FEP  que lidera a organização da conferência, a par do também docente Pedro Pinheiro.

A abertura da conferência estará a cargo do Diretor da FEP, Óscar Afonso, e do Presidente da Associação Portuguesa de Capital de Risco, Luís Santos Carvalho. Segue-se o início dos trabalhos, com a participação de diferentes especialistas distribuídos por três painéis (programa completo e oradores disponível aqui).

Um novo olhar sobre o empreendedorismo

Em paralelo com a conferência, e até às 16h00, decorrerá, no átrio principal da Faculdade, a feira do empreendedorismo, com a presença de 14 startups e incubadoras, criando assim um ambiente propício à partilha de projetos, valores e ambições futuras.

“Com esta iniciativa, pretendemos acrescentar valor à sociedade em que estamos inseridos e mostrar todos os agentes que fazem o mundo do empreendedorismo funcionar. Para além disso, pretendemos, de forma dinâmica, desenvolver os conhecimentos dos participantes e dotá-los de ferramentas que, de outra forma, não estariam ao seu alcance”, destaca a StartUp BUZZ.

O evento termina com um pitch de ideias de negócio em fase embrionária (a decorrer entre as 16h00 e as 18h00), que foram trabalhadas ao longo de Buzz sessions. Estas ideias serão apresentadas a um painel de júri composto por potenciais investidores convidados pela StartUp BUZZ (inscrições aqui).

Destinado a toda a comunidade, o Buzz Impulse tem particular interesse para estudantes e entusiastas pelo mundo do empreendedorismo e inovação, bem como das finanças.

Sobre a StartUp BUZZ

A StartUp BUZZ é uma organização estudantil sediada na FEP dedicada a promover o empreendedorismo e inspirar os jovens a adotarem uma atitude audaz face a um mundo pleno de oportunidades.

Contando já com 11 anos de existência, a StartUp BUZZ é a primeira pré-aceleradora de startups de base universitária, existindo com o objetivo de ajudar empreendedores a impulsionarem as suas ideias em fase embrionária e a transformá-las até se tornarem verdadeiras oportunidades de negócio.