Na final do TORNADU, Francisco Amaral e Francisco Nunes Pereira superiorizaram-se a outras duas equipa do Porto e uma de Lisboa.

A equipa da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), composta por Francisco Amaral e Francisco Nunes Pereira, estudantes da Licenciatura em Economia, acaba de se sagrar vencedora do Torneio Nacional de Debate Universitário 2013 (TORNADU 2013), que decorreu de 22 a 24 de Fevereiro, em Lisboa.

O TORNADU teve este ano a sua segunda edição, sendo a segunda vez consecutiva que uma equipa da FEP, no âmbito da Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP), se sagra vencedora. no ano passado a vitória foi conquistada pela equipa composta por Tiago Laranjeiro e Ricardo Pereira.

A moção da final – “Esta Casa desmantelaria o Estado Social” – pôs frente a frente três equipas da SdDUP e uma equipa da Sociedade de Debates Académicos de Lisboa.

“A equipa da FEP surpreendeu pela sua solidez e eficácia. Ao mesmo tempo que apresentava, a cada ronda, casos sólidos, com argumentos lógicos bem construídos, acompanhados de exemplos ilustrativos, revelava também um excelente domínio do debate e das suas técnicas. Para além disso, apresentou uma grande fluência discursiva, riquíssima em conteúdo, revelando uma muito boa cultura geral”, comentou o presidente da SdDUP, Tiago Laranjeiro, ele que se sagrou recentemente campeão mundial de debate universitário, em Berlim.

De referir ainda que Francisco Nunes Pereira recebeu o Prémio de Melhor Orador do torneio e José Maria Antunes, estudante da Licenciatura em Gestão, arrecadou o Prémio Orador Revelação.

“Este torneio foi uma prova da maturidade do movimento de debate competitivo universitário português, com um notório aumento na qualidade dos oradores e no nível competitivo das seis sociedades de debates existentes”, salienta Tiago Laranjeiro.

A FEP teve ainda mais dois estudantes – Ângelo Teles e Francisco Amaral – entre os 10 melhores oradores do torneio. No total das nove equipas com que a SdDUP se apresentou em competição, três eram compostas por estudantes da FEP, o que destaca a importância que a faculdade tem atribuído a este tipo de iniciativas.

 Sobre o TORNADU

O TORNADU – Torneio Nacional de Debate Universitário é a mais importante competição de debate competitivo universitário em Portugal. Reúne anualmente estudantes de todo o país para, ao longo de um fim de semana, disputarem o título de campeão nacional de debates, mas também para se enriquecerem pela experiência da participação, pela partilha de opiniões informadas, pelo amor à troca de argumentos por si.

O TORNADU tem sido, nos seus dois anos de existência, o momento central de encontro e competição entre as diferentes sociedades de debates do país, tendo sido notório, de 2012 para 2013, o crescimento, tanto em número como em qualidade, dos ‘debatedores’ portugueses.