Participantes vão ser desafiados a resolver problemas empresariais reais. (Fotos: FEP)

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) promove, de 21 a 25 de outubro, a primeira edição da FEP – U.Porto International Case Competition (FEP – U.PORTO ICC 2013), a primeira competição portuguesa de resolução de casos de negócio.

A FEP – U.PORTO ICC 2013 é um evento do tipo de “Business Case Competition”, em que equipas de quatro estudantes são desafiadas a desenhar recomendações para problemas empresariais reais (descritos num caso de estudo) e a apresenta-las perante um júri constituído por pessoas com forte experiência empresarial. Os estudantes terão de resolver um único caso de 40 horas em regime de não comunicação com o exterior (ficam isolados durante o período de resolução).

Como elemento diferenciador das competições existentes, a FEP – UPorto International Case Competition vai adotar o formato Live Case, isto é, haverá um representante da empresa a apresentar ao vivo o problema estratégico que pretende ver resolvido pelas equipas participantes.

Além da FEP, vão participar nesta competição algumas das mais reputadas universidades e business schools de todo o mundo, nomeadamente a IE Business School (Espanha), BI Norwegian Business School (Noruega), John Molson School of Business (Canada), McGill University (Canada), Nanyang Business School (Singapura), University of New South Wales (Australia), University of Otago (Nova Zelândia) e University of Washington (EUA).

“Após as vitórias nas competições de Maastricht e Singapura, em três anos consecutivos, estão reunidos os requisitos para sermos a primeira escola portuguesa a organizar um evento desta natureza, o qual proporcionará considerável projeção internacional da FEP e da Universidade do Porto, quer pela presença de universidades estrangeiras de renome, quer pelo inevitável e desejável envolvimento da comunidade empresarial portuguesa na competição”, salienta o Diretor da FEP, João Proença.

A final da competição acontece a 25 de outubro, pelas 15h00, no Salão Nobre da FEP. A final é aberta ao público e será transmitida em direto pela TVU.

Mais informações aqui ou na página da competição no Facebook.