A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) promove, de 17 a 20 de novembro, a terceira edição da FEP – U.Porto International Case Competition (FEP-U.PORTO ICC 2020), uma competição de resolução de casos de negócio aberta a estudantes de todo o mundo e que, este ano, terá lugar em formato inteiramente online.

Nesta “Business Case Competition” única no quadro do ensino superior em Portugal, equipas de quatro estudantes são desafiadas a desenhar recomendações para problemas empresariais reais (descritos num caso de estudo) e a apresentá-las perante um júri constituído por pessoas com forte experiência empresarial.

Além da competição internacional, que contará com 48 mentes brilhantes de 12 das mais prestigiadas escolas de economia e gestão do mundo (incluindo a FEP), a iniciativa vai ser aberta este ano a nove faculdades/universidades portuguesas.

Nesta competição nacional, a U.Porto estará também representada pela vizinha Faculdade de Engenharia (FEUP). A esta juntar-se-ão ainda equipas – até a um máximo de 40 – da Nova SBE, Católica Porto e Católica Lisbon Business School, ISEG, ISCTE, Instituto Superior Técnico, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e Universidade de Aveiro.

Os estudantes de licenciatura ou mestrado destas escolas poderão submeter a sua candidatura – em equipas de quatro elementos – por e-mail ([email protected]) até ao dia 8 de novembro. As equipas selecionadas receberão também por e-mail o caso na mesma altura em que este for apresentado às equipas internacionais.

A participação tem um custo de 30 euros  (por equipa). As regras da competição estão disponíveis aqui.

Em 2016, a competição internacional da FEP-U.PORTO ICC foi ganha por uma equipa da Thammasat Business School, da Tailândia. (Foto: FEP)

Prémios especiais e um almoço em jogo

As equipas inscritas na edição deste ano da FEP – U.Porto National Case Competition terão duas sessões de formação: Resolução de problemas e comunicação, dada pela Mckinsey&Company, no dia 13 novembro; e Principais tendências em Produtos de Consumo e Retalho, dada pela Bain & Company, no dia 16 de novembro.

As oito melhores equipas terão ainda a oportunidade de apresentar as suas recomendações a um reputado júri. A equipa vencedora desfrutará de dois prémios especiais: um estágio na Sonae MC e um almoço de trabalho com um partner da Deloitte.

A primeira competição internacional de casos de negócio promovida pela FEP teve lugar em 2013. Em paralelo, a Faculdade participa em competições internacionais por todo o mundo desde 2006, tendo já um historial digno de registo, com vitórias nas competições de Maastricht (2011 e 2013) e e na Asian Business Case Competition, em Singapura (2012).