IMG_1188_vrA Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai realizar a segunda edição da FEP-U.Porto International Case Competition (FEP-U.PORTO ICC 2016), uma competição de resolução de casos de negócio única em Portugal, a ter lugar de 17 a 21 de outubro.

A FEP-U.PORTO ICC é uma “Business Case Competition” em que equipas de quatro estudantes são desafiadas a desenhar recomendações para problemas empresariais reais (descritos num caso de estudo) e a apresentá-las perante um júri constituído por pessoas com forte experiência empresarial.

“Como elemento diferenciador das competições existentes e à semelhança da última edição, a FEP-U.Porto International Case Competition vai adotar o formato Live Case. Haverá um caso de estudo escrito, como é tradição, mas teremos alguém da empresa a apresentar ao vivo o problema estratégico que pretende ver resolvido pelas equipas participantes”, explica a docente da FEP e coordenadora do FEP International Case Team (FICT), Renata Blanc.

Além da FEP, única escola portuguesa a realizar uma competição deste tipo, vão participar neste evento algumas das mais reputadas universidades e business schools de todo o mundo, nomeadamente a McGill University (Canada), John Molson School of Business – University of Concordia (Canada), Queensland University of Technology (Australia), Belgrade University (Serbia), University of Hong Kong (HK), Thammassat University (Thailand), FIA (Brazil), Instituto de Empresa (Spain), Olayan School of Business – American University of Beirut (Lebanon), BI Oslo (Norway) e University of Washington (USA).

A Deloitte, EDP, Grupo JAP, Li & Fung, Lidl, McKinsey & Company, Sonae IM, Nos e a Câmara Municipal do Porto são os patrocinadores da FEP-U.Porto ICC 2016.

Competição aberta a toda a Universidade

logoTopo_vrEm paralelo com a competição principal, a edição desta ano da FEP-U.Porto ICC 2016 inclui uma competição aberta a todos os estudantes da U.Porto. Os interessados podem submeter a sua candidatura por e-mail e receberão também por e-mail o caso na mesma altura em que este for apresentado às equipas em competição. A partir daí, os estudantes terão 32 horas para resolver o mesmo caso  e submeter as suas recomendações.

Os trabalhos serão posteriormente avaliados por um júri empresarial e as melhores equipas terão a oportunidade de  apresentar as suas recomendações perante um júri composto pelas empresas patrocinadoras da competição.

A primeira competição internacional de casos de negócio promovida pela FEP teve lugar em 2013. A Faculdade participa em competições internacionais por todo o mundo desde 2006, tendo já um historial digno de registo, com vitórias nas competições de Maastricht e Singapura, em três anos consecutivos (em 2013 e 2011 venceu a competição em Maastricht e em 2012 a Asian Business Case Competion).

Mais informações aqui.