Nasceu a University of Porto Business and Economics. Ou poupando nas palavras, a UPBE. É desta forma que a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e a Porto Business School se vão passar a apresentar ao mundo, em resultado do acordo assinado na passada quarta-feira, entre as duas escolas de negócios da U.Porto.

O consórcio agora criado assenta na “fusão “das atividades da FEP e da Porto Business School, para efeitos de projeção e promoção externas, com especial enfoque nos domínios da internacionalização e da relação com as empresas, mas também da ética, responsabilidade social e sustentabilidade. E o que têm, afinal, as duas escolas a ganhar ao apresentar-se como uma só?

“Desde logo a FEP ganha um programa de pós-graduação robusto. Já a Porto Business School ganha uma investigação de qualidade, que não tinha”, refere o Reitor da U.Porto, sobre um conjunto de “benefícios” que vão permitir que as duas instituições se apresentem de uma forma muito mais robusta perante as agências internacionais”.

À margem da assinatura do acordo, que decorreu na Biblioteca do Fundo Antigo da Reitoria, António de Sousa Pereira manifestou ainda a vontade de “que esta união de forças resulte numa mais valia em termos dos rankings das duas escolas e na projeção que elas têm”.

O acordo foi assinado por Ramon O’Callaghan (dean da Porto Business School), José Manuel Varejão (diretor da FEP), António de Sousa Pereira (Reitor da U.Porto) e Luís Reis (administrador da Sonae e membro do Conselho Geral da Porto Business School).

Duas escolas “naturalmente ligadas”

Na mesma linha, o diretor da Faculdade de Economia nota que o passo agora dado pode ser “importante para os processos de acreditação internacional que são cada vez mais importantes nas escolas de economia e de gestão”. Na prática, diz José Varejão, “os objetivos passam por assegurar a articulação que já existia de uma forma mais institucional” com a Porto Business School, com vista ao “robustecimento” da atividade de duas escolas que “estão naturalmente ligadas”.

Por sua vez, Ramon O’Callaghan, dean da Porto Business School, nota que a criação da University of Porto Business and Economics “abre portas para colaborações no domínios da investigação, novos programas que podem ser desenvolvidos e novas parcerias internacionais”.

Apesar de reconhecer que “temos um longo caminho a percorrer”, o líder da escola de negócios da U.Porto defende que ” há muito a ganhar ao juntar duas marcas muito reconhecidas, mas que, externamente, não são reconhecidas como fazendo parte da mesma coisa, que é a Universidade do Porto. No fundo, estamos a constituir uma entidade completa”, conclui.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.