A Porto Business School e a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) passaram recentemente a integrar o leque restrito de menos de 6% das escolas do mundo com formação para a gestão a obter a Acreditação Internacional AACSB.

Fundada em 1916, a AACSB é a entidade mais antiga de acreditação global para escolas de negócios e a maior rede de educação de gestão a conectar estudantes, instituições de educação e empresas em todo o mundo, com mais de 1700 organizações afiliadas em mais de 100 países e territórios.

As escolas acreditadas pela AACSB são alvo de um rigoroso processo de avaliação conduzido pelos seus pares na comunidade de educação empresarial. Tudo para garantir que existem os recursos, a capacidade e o compromisso necessários para fornecer aos estudantes uma educação empresarial de primeira linha, focada no futuro.

“Terá um impacto positivo e duradouro para as instituições”

Stephanie M. Bryant, vice-presidente executiva e diretora de acreditação da AACSB, defende que “o compromisso da Universidade do Porto em obter a acreditação é um verdadeiro reflexo da sua dedicação – não apenas para com os seus estudantes, rede de antigos estudantes e comunidade empresarial, mas para o ensino superior como um todo”.

De acordo com a mesma responsável, “os estudantes de hoje são os líderes empresariais de amanhã e a integração da FEP e Porto Business School na rede de escolas de negócios acreditadas pela AACSB terá um impacto positivo e duradouro para as instituições, tanto local como globalmente”.

Já para Ramon O’Callaghan, Dean da Porto Business School, “alcançar a Acreditação internacional AACSB foi um marco importante, principalmente para nos ajudar a continuar a melhorar a qualidade dos nossos programas e, assim, responder melhor às necessidades daqueles que procuram a Porto Business School para fazer a mudança acontecer”.

O diretor da FEP, José Varejão, nota por sua vez que “esta acreditação é o reconhecimento do trabalho realizado pelas duas escolas e do impacto que estas produzem nos seus estudantes e nas suas comunidades, mas também um importante contributo para o reforço da sua presença internacional”.

Duas referências no ensino

Fundada em 1953, a FEP é a escola da Universidade do Porto responsável pela formação conferente de grau e a investigação nas áreas da Economia e da Gestão.  Distingue-se, desde a sua origem, em 1953, pela forte ligação ao meio económico e social envolvente e pelo carácter multidisciplinar da formação que proporciona às diferentes gerações de economistas e gestores-

Já a Porto Business School é uma escola de negócios com características únicas. Apoiada por um conjunto de 39 organizações, nacionais e multinacionais e pela U.Porto, a escola oferece dois programas de MBA acreditados internacionalmente (AMBA, EPAS/EFMD, FIBAA). A estes junta-se ainda uma oferta alargada de pós-graduações e programas de formação para executivos destacados, regularmente, entre os melhores do mundo nas respetivas áreas.