Obra possibilita a compreensão do fenómeno de propagação de ondas, através das técnicas matemáticas que lhe são inerentes.

As ondas circulares causadas pelo impacto de uma pedra a cair na água, as ondas de rádio, televisão ou raios X são algumas das manifestações das ondas no quotidiano. José Machado da Silva, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) estudou cada uma delas através de conceitos e fórmulas matemáticas e “reuniu-as” no livro “Ondas e Meios Contínuos”, a lançar esta quarta-feira, dia 22 de maio, na Fnac de Santa Catarina, no Porto.

Esta obra, editada pela U.Porto Editorial e focalizada na área da física clássica, possibilita a compreensão do fenómeno de propagação de ondas em meios físicos de diferente natureza, através das técnicas matemáticas idênticas que lhe são inerentes. Para além do estudo das vibrações e ondas, são apresentados capítulos sobre elasticidade, hidrostática, hidrodinâmica e eletromagnetismo, complementados com apêndices. No fim de cada capítulo são sugeridos problemas de dificuldade crescente, cujas soluções são apresentadas separadamente.

O livro, que conta também com a colaboração de José Brochado Oliveira e José Monteiro Moreira, ambos professores na FCUP, destina-se a estudantes universitários de Ciências e Engenharia, com conhecimentos sólidos de Análise Matemática. Procura-se desta forma colmatar o défice da literatura científica nesta área em língua portuguesa.

A apresentação da obra terá lugar às 18h00 e ficará a cargo de Orfeu Bertolami, professor do Departamento de Física e Astronomia da FCUP.

Sobre o autor

José Machado da Silva, é professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, instituição onde se licenciou em Engenharia Eletrotécnica, e investigador do Instituto de Física dos Materiais (IFIMUP-IN) desta Universidade. É professor honorário na Universidade de Zhejiang, Hangzhou, China. Doutorou-se em física da matéria condensada pela Universidade de Oxford.