Félix Neto, Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), despediu-se este domingo (5 de abril) da docência na FPCEUP, ao fim de mais de quatro décadas de serviço e dedicação à instituição.

Para o agora professor jubilado, trata-se do fim – ou novo início – de uma ligação iniciada em 1977, quando chegou ao Porto para lecionar no então denominado Curso Superior de Psicologia da U.Porto. Começava assim um percurso em que foi “escalando” sucessivamente as categorias de Equiparado a Assistente, Assistente (1984), Professor Auxiliar (1985), Professor Associado (1987) e  Professor Catedrático, desde 1993.

Licenciado em Psicologia pela Universidade de Paris VII (1975), Félix Neto é doutorado em Antropologia Normal e Patológica pela Universidade de Paris V e École des Hautes Études en Sciences Sociales (1980). Em 1985, doutorou-se em Psicologia Social pela Universidade do Porto, tendo obtido a Agregação em Psicologia pela Universidade de Coimbra, em 1990.

Em paralelo com a docência na FPCEUP, dirigiu o Programa Doutoral em Psicologia da Universidade do Porto, entre 2013 e 2019, e coordenou os cursos de Psicologia do Idoso (2009-2011) e de Psicogerontologia (2016-2020), integrados no Mestrado em Temas de Psicologia. Foi ainda professor convidado de diversas universidades europeias, proferindo conferências e assegurando cursos sobretudo no âmbito da Psicologia Intercultural.

Para além do ensino

Félix Neto desenhou também um percurso científico reconhecido nos domínios da Psicologia Social e da Psicologia Intercultural. Autor de  dezoito livros e de mais de três centenas de artigos, tem o seu trabalho publicado nas línguas portuguesa, inglesa e francesa. A lista das suas publicações pode ser consultada aqui e aqui.

Entre os projetos internacionais em que esteve envolvido, incluem-se o ICSEY (“International Comparative Study of Ethnocultural Youth”), o ISATIS (“International Study of Attitudes Toward Immigration and Settlement”) e o MIRIPS (Mutual Intercultural Relations in Plural Societies), onde estudos o papel da emigração portuguesa e da imigração em Portugal no contexto internacional. Os seus temas de interesse incluem, para além das migrações, o  amor, as atitudes étnicas, os estereótipos de género, a redução de preconceitos, a solidão, o perdão e saudade, entre outros.

Foi representante regional para a Europa da “International Association for Cross- Cultural Psychology” entre 1992 e 1994 e coordenador científico da Unidade Psicologia da Cognição, Afectividade e Contexto Cultural da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de 1994 a 2003. Exerceu as funções de vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia de 1997 a 2002.