A investigadora Carolina Dantas, a realizar atualmente o seu doutoramento no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), conquistou recentemente uma bolsa de investigação no valor de 6.300 euros, atribuída pela European Federation of Immunological Societies (EFIS) e pela Immunology Letters (IL).

Esta bolsa permitirá à jovem investigadora do grupo «Immunology, Cancer & Glycomedicine», liderado por Salomé Pinho, fazer um estágio na LUMC Leiden University Medical Center (LUMC), nos Países Baixos, onde irá estudar a Doença de Crohn.

O projeto financiado, intitulado “Unravelling the role of gut mucosa glycome in the health-to-intestinal inflammation transition”, visa desvendar o papel que os glicanos (açucares) expressos à superfície das células intestinais desempenham no processo de transição da saúde para a inflamação intestinal, característica da Doença de Crohn.

Este estudo, explica Carolina Dantas, «será o início do meu projeto de doutoramento, inserido no projeto europeu GlycanTrigger, recentemente financiado pelo programa Horizonte Europa da Comissão Europeia”.

A Doença de Crohn é um subtipo da doença inflamatória intestinal crónica caracterizada pela inflamação do intestino, consequência de uma resposta imune exacerbada. É uma doença bastante debilitante que afeta vários grupos etários, sobretudo jovens adultos, e cujo tratamento se baseia na redução/controlo de sintomas, sendo a cirurgia a estratégia mais comumente utilizada.

Apesar disso, sublinha a estudante, “uma percentagem muito elevada dos doentes que se submetem a cirurgia têm recidivas, pelo que existe uma necessidade urgente de estudar o que acontece na transição de um intestino saudável para um intestino com estadio de inflamação para conseguirmos travar essa inflamação”.

A caminho dos Países Baixos

Este financiamento permitirá a Carolina Dantas realizar um estágio num dos maiores centros de proteómica e metabolómica europeu e estar em contacto com tecnologia de ponta sob a supervisão de dois investigadores de excelência, Manfred Wuhrer e Bram Heijs, da Leiden University Medical Center.

“Acredito que trabalhar numa equipa multidisciplinar e com diferentes áreas de expertise é fundamental para o sucesso deste projeto. Na LUMC poderei fazer uma análise aprofundada dos glicanos expressos à superfície das células intestinais de indivíduos saudáveis vs. doentes com Doença de Crohn. Isto irá ajudar-nos a desvendar os mecanismos que estão por trás da inflamação recorrente, da modelação das respostas imunes, e consequente desenvolvimento da doença”, acredita a investigadora.

Além disso, acrescenta Carolina Dantas, “vamos também investigar se é possível modular esta expressão de açucares de forma a controlar a inflamação e as respostas imunes com o objetivo de atingir a homeostase e controlar a doença. Isto abrirá portas para a identificação de novos alvos de tratamento”.

Par aa jovem investigadora, a bolsa atribuída pela EFIS representa “um reconhecimento da investigação de excelência que fazemos no nosso grupo, constitui ainda um grande estímulo para mim enquanto jovem investigadora e é um excelente impulso para o início da minha carreira científica”, c