A equipa da linha de investigação “Segurança e Prevenção Criminal” do Centro de Investigação Interdisciplinar da Escola de Criminologia – Crime, Justiça e Segurança (CJS), organiza, no dia 8 de março de 2023, o Seminário Internacional “Segurança e Policiamento Plural”, para o qual o/a vimos convidar.

O seminário terá lugar nas instalações da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, no Anfiteatro 1.28, e contará com a presença de prestigiados investigadores, de diferentes países (Bélgica, Brasil, Espanha e Portugal), nos domínios da segurança e do policiamento.

A participação é gratuita e a inscrição é efetuada através do seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/1B0jAGKF6t7rjIqDdDiY1jnBmjRIeOVfuoKjoj-5aIh4/viewform?edit_requested=true

Será emitido certificado de participação mediante inscrição prévia.

Sinopse do seminário

A (in)segurança, quer na sua dimensão objetiva (e.g., constatação factual dos problemas criminais, das desordens ou incivilidades, da delinquência juvenil) quer na sua dimensão subjetiva (e.g., o medo do crime, a perceção do risco de vitimação e a preocupação com o crime), coloca inúmeros desafios às sociedades contemporâneas. Estes desafios e pluralidades inerentes à complexidade do fenómeno convocam diferentes níveis de análise (e.g., público/privado; local/nacional/supranacional), diferentes disciplinas (e.g., criminologia, geografia, planeamento urbano), assim como uma diversidade de problemas (e.g., criminalidade urbana, criminalidade rural, cibercriminalidade, terrorismo) e de atores (polícia, segurança privada, decisores políticos nacionais e locais, e o próprio cidadão).

Partindo dos estudos realizados pelos investigadores da linha “Segurança e Prevenção Criminal” do Centro de Investigação Interdisciplinar da Escola de Criminologia – Crime, Justiça e Segurança (CJS), impõe-se a realização deste seminário internacional onde os temas da segurança, da governança da segurança e dos novos desafios que a investigação deste tema coloca, designadamente nas abordagens multidisciplinares, multimetodológicas e novos problemas, como a utilização de dados para policiamento e politicas públicas de segurança.

Será um prazer contar com a sua presença!

Cartaz_Seminário Internacional