A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai receber, entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, a 2.ª edição do campeonato europeu de programação – o EUC’2025 -, competição que servirá para determinar as equipas que representar a Europa nas Finais Mundiais do ICPC (International Collegiate Programming Contest) 2025, o maior e mais antigo concurso de programação universitária do mundo.

Organizado pela U.Porto, com apoio do Município do Porto, da FEP e da Faculdade de Ciências (FCUP), o EUC’2025 vai trazer ao Porto 53 equipas – compostas por três estudantes – de universidades de 28 países europeus.

À espera dos participantes está um desafio de cinco horas, em que terão de resolver, no menor tempo possível e com apenas um computador por equipa, o maior número de problemas desenvolvidos por um júri internacional.

“A organização destes eventos, ainda que requeiram uma grande dose de voluntarismo, são gratificantes pelo impacto que pode observar na motivação e formação dos nossos jovens informáticos, matemáticos e físicos, bem como na imagem que projetam de excelência da Universidade do Porto na área de Ciência de Computadores”, projeta Fernando Silva, professor no Departamento de Ciência de Computadores da FCUP (DCC-FCUP) e diretor do EUC’2025.

Um “Tiny Silly Problem” a caminho do Azerbaijão

Para além de ser a anfitriã do EUC’2025, a U.Porto será também a única instituição portuguesa em competição. A responsabilidade cabe à equipa  “TSP – Tiny Silly Problem”, constituída pelos estudantes Félix Martins, do Mestrado em Inteligência Artificial (FEUP e FCUP), Marco Vilas Boas, do Mestrado em Engenharia Informática e Computação (FEUP) e Patrick Daniel, do Mestrado em Ciência de Computadores (FCUP).

Tiny Silly Problem - Southwestern Europe Regional Contest

A equipa “Tiny Silly Problem” (FCUP e FEUP) vai agora lutar por um lugar na 49.ª edição do ICPC. (Foto: DR)

Depois de ter sido a equipa nacional mais bem classificada no South-Western European Regional Contest (SWERC), o trio orientado pelos treinadores e professores André Restivo (DEI/FEUP) e Pedro Ribeiro (DCC/FCUP) terá assim a oportunidade de tornar-se a quarta equipa da U.Porto a marcar presença nas Finais Mundiais do ICPC, cuja edição deste ano terá lugar em Baku, Azerbaijão, de 31 de agosto a 5 de setembro.

Nas três participações anteriores, a U.Porto – que organizou as finais mundiais do ICPC em 2019 – teve como melhor prestação o 33.º lugar – entre 140 equipas – alcançado em 2024, em Luxor, no Egito.