Intitula-se ESPAÇO PÚBLICO | PUBLIC SPACE e é uma nova revista da Universidade do Porto. Publicada pela U.Porto Press, esta publicação contará com o contributo da Faculdade de Ciências, através do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO)  e também das Faculdades de Arquitetura (FAUP), Engenharia (FEUP) e Letras (FLUP). 

Sendo transversal à Arquitetura, à Arquitetura Paisagista, à Geografia, ao Planeamento do Território e ao Urbanismo, acolhendo artigos científicos originais e de revisão sobre o espaço urbano e suas dinâmicas e cruzando o conhecimento teórico, empírico e de projeto, esta nova revista reveste-se de interesse e potencialidade. O docente da FCUP e investigador do CIBIO, Paulo Farinha Marques, integra a equipa editorial desta publicação transversal à Arquitetura, à Arquitetura Paisagista, à Geografia, ao Planeamento do Território e ao Urbanismo.

Um dos propósitos da revista é acolher artigos científicos originais e de revisão sobre o espaço urbano e suas dinâmicas e cruzando o conhecimento teórico, empírico e de projeto e possibilitar o intercâmbio de conhecimentos e ideias entre profissionais destas áreas, conduzindo a abordagens e soluções inovadoras para um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo. “Pretende-se, ainda, contribuir para o desenvolvimento de uma perspetiva holística e interdisciplinar no estudo e na prática do ambiente urbanizado, abordando os desafios socioeconómicos, ambientais e técnicos do nosso mundo contemporâneo”, pode ler-se em informação divulgada na página da U.Porto Press.

De periodicidade semestral, a revista será publicada no último dia de maio e no último dia de novembro.

Submissão de artigos para o número inaugural

O número  inaugural da revista ESPAÇO PÚBLICO |PUBLIC SPACE será subordinado ao tema  “The search for a better common space” e contará com artigos de reconhecidos especialistas, nacionais e estrangeiros, alguns dos quais membros do Conselho Científico desta publicação.

Para o primeiro número, a chamada de artigos pede contributos para a definição de caminhos capazes de pensar e projetar o espaço público no futuro, na sua diversidade, face aos desafios contemporâneos, designadamente os de inclusão e sustentabilidade.

Ao cruzar as áreas da arquitetura, planeamento urbano, geografia e arquitetura paisagista, a revista ESPAÇO PÚBLICO |PUBLIC SPACE permite uma compreensão abrangente do ambiente construído e da sua relação com o mundo natural. Assim, pretende-se que os seus artigos explorem as interações complexas entre as atividades humanas, a conceção do espaço e o ambiente, a vida pública, a prática cultural, o projeto urbano, a ação política, a interação social e o desenvolvimento pessoal, a tecnologia, a sustentabilidade social e ambiental e a resiliência climática.

Após o registo na plataforma OJS, os autores devem submeter as suas propostas: artigo teórico ou de revisão (entre 3000 a 6000 palavras) ou ensaio visual/gráfico (entre seis a oito páginas, acrescidas de texto entre 1.000 a 2.000 palavras). Numa segunda fase do processo, será feita a revisão anónima por pares (single-blind peer-review).

Ler notícia completa na página da U.Porto Press