A Universidade do Porto figura entre as melhores universidades do mundo em 31 das 55 áreas de estudo avaliadas na edição 2025 do QS World University Rankings by Subject. Trata-se do melhor desempenho de sempre da U.Porto no conceituado ranking anual da Quacquarelli Symonds (QS), que classifica as instituições de acordo com a sua reputação académica, reputação entre empregadores e produção científica.

Entre as áreas da FCUP em destaque neste ranking estão a Agricultura, que posiciona a U.Porto entre as 101 e as 150 melhores, a Ciência dos Materiais (151-200), a Geofísica, as Ciências Biológicas, a Geologia e a Química (201-250), a Física e Astronomia, as Ciências do Ambiente e Matemática (251-300) e ainda Ciência de Computadores (301-350). Destaque ainda para a área de Estatística e Investigação Operacional (151-200).

Para além dos rankings específicos, o QS World University Rankings by Subject classifica ainda as instituições em cinco grandes áreas do conhecimento (broad subjects). As Ciências da Vida e as Ciências Naturais estão entre esses domínios e registaram uma forte subida no ranking deste ano.

É no domínio das Ciências da Vida e da Medicina que a Universidade regista a melhor classificação (176.ª), registando uma subida de quatro posições.

A U.Porto surge ainda na 219.ª posição mundial (era 244.ª) nas Ciências Naturais.

Elevado destaque em Portugal

Quando comparamos com outras universidades portuguesas, a U.Porto encontra-se numa posição de elevado destaque na Ciência. Assume a liderança partilhada, em áreas lecionadas na FCUP, como Agricultura, Ciências Biológicas e Ciência dos Materiais. 

Considerando apenas as cinco grandes áreas avaliadas, a U.Porto volta a ser a melhor portuguesa no domínio das Ciências da Vida e Medicina.

 

Consultar notícia completa no portal Notícias U.Porto