O programa IACOBUS – Publicações Científicas (Papers) reconheceu, recentemente, três artigos da autoria de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Dois dos trabalhos apresentam resultados promissores no que diz respeito à área da Química Medicinal. Com os investigadores Ivo Dias e José Enrique Borges, do Departamento de Química e Bioquímica e do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUIMTE), como coautores, o artigo “Exploring Structural Determinants of Neuroprotection Bias on Novel Glypromate Conjugates with Bioactive Aminesteve como objetivo o desenvolvimento de novos agentes neuroprotetores promissores para o tratamento de doenças neurodegenerativas.

Neste trabalho, publicado na revista European Journal of Medicinal Chemistry, os investigadores exploraram a conjugação química de um neuropéptido com atividade neuroprotetora, o glipromato, com diferentes fármacos usados no tratamento das doenças de Alzheimer e Parkinson. Os investigadores perceberam que a atividade neuroprotetora dos conjugados está dependente do fármaco usado e do local da ligação do mesmo.

“Usando modelos celulares, os novos conjugados demonstraram aumentar a capacidade neuroprotetora em comparação com o neuropéptido parental, a qual pode ser seletivamente modulada para o tratamento de diferentes doenças neurodegenerativas do sistema nervoso central”, destaca Ivo Dias.

São igualmente autores deste artigo os estudantes e investigadores da FCUP, Sara Reis, Xavier Correia e Hugo Almeida.

Utilização de nanomateriais para diminuir a toxicidade da Tolcapona no fígado

Destaque ainda para um trabalho que teve como autores principais o investigador Carlos Fernandes e a docente Fernanda Borges, ambos do grupo de investigação em Química Medicinal e Biológica. Intitulado “Rescuing a Troubled Tolcapone with PEGylated PLGA Nanoparticles: Design, Characterization, and Hepatotoxicity Evaluation” publicado na ACS Applied Materials & Interfaces, com fator de impacto de 8.5, teve como principal objetivo a utilização de nanomateriais para diminuir a hepatotoxicidade da Tolcapona, um fármaco usado no tratamento sintomático da doença de Parkinson.

“Neste trabalho demonstrou-se que a encapsulação da Tolcapona em nanopartículas poliméricas previne a toxicidade do fármaco em modelos celulares hepáticos, mantendo a sua ação farmacológica. Provou-se assim que os avanços tecnológicos proporcionados pela nanotecnologia podem ser uma mais-valia possibilitando avançar com estratégias terapêuticas inovadoras e superar as limitações encontradas na farmacoterapia das doenças neurodegenerativas”, descreve Carlos Fernandes.

Identificação de compostos carbonílicos no leite em pó para bebés

Entre os premiados do IACOBUS 2024/2025, e também na área da Química, está também o trabalho “Simultaneous determination of carbonyl compounds related to thermal treatment and oxidative stability of infant formulas by gas-diffusion microextraction and high-performance liquid chromatography with ultraviolet detection“, que tem como coautor Paulo Almeida, docente do DQB-FCUP.

“Neste trabalho, foi desenvolvido e validado um método novo, eficiente e simples de determinação de compostos carbonílicos em leite em pó para bebés, usando a microextração por difusão gasosa (GDME) e a cromatografia líquida de alta eficiência com deteção ultravioleta (HPLC-UV)”, explica o professor.

De acordo com Paulo Almeida, o tratamento térmico do leite em pó pode levar à formação de compostos carbonílicos, os quais podem representar riscos para a saúde infantil. O método apresentado no trabalho permitiu a identificação de malondialdeído, acroleína, glioxal, metilglioxal e diacetilo em várias marcas de leites em pó.
“Em algumas amostras, foi possível quantificar esses compostos, enquanto noutras apenas foi possível a identificação. Pela primeira vez, a acroleína, um composto com potencial carcinogénico, foi identificada em leite em pó infantil neste trabalho. Os resultados obtidos mostraram níveis vestigiais deste composto, minimizando preocupações quanto à segurança do leite em pó”, destaca o docente da FCUP. É também coautora deste trabalho a investigadora do LAQV-REQUIMTE, na FCUP, Inês Valente.

Sobre o programa IACOBUS Papers

O programa IACOBUS – Publicações Científicas (Papers) visa encorajar a colaboração científica transfronteiriça entre a região norte de Portugal e a Galiza. Um dos objetivos é promover atividades de comunicação e divulgação científica, por meio do apoio financeiro para a publicação de artigos em revistas científicas indexadas no Clarivate Analytics Journal Citation Report (JCR).