São estudantes da primeira edição do mestrado Erasmus Mundus em Geociências Planetárias, que conta com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e destacaram-se ao vencer a final nacional da competição CASSINI Hackathon. 

A equipa, maioritariamente do Mestrado Erasmus Mundus GeoPlaNet, que tem agora candidaturas abertas para o próximo ano letivo, escolheu um desafio intitulado EscapeWar.net. O objetivo é avaliar o nível de perigo numa zona em guerra, com base na deteção remota (imagens Sentinel-2), na aprendizagem automática e na informação fornecida pelos utilizadores. O tratamento dessa informação permite gerar sinais de alerta enviados às populações locais, sugerindo-lhes as alternativas mais seguras de fuga. 

Sarah Cader, Mariia Utkina, Jakub Morawski, e Victor Lopez fazem parte dos 18 eleitos (entre 80), provenientes da Europa, América, África e Ásia, para integrar a primeira edição do mestrado internacional GeoPlaNet, a funcionar este primeiro semestre na Universidade de Coimbra. 

A FCUP participa como um Associated Partner, através da lecionação de unidades curriculares na Universidade de Coimbra e orientações de estágios, juntamente com três universidades que integram o consórcio: a U.Coimbra, a Universidade G. d’Annunzio – Chieti-Pescara (Itália) e a Universidade de Nantes (França).

A estudante Sarah Cader apresentou em pitch o projeto EscapeWar.net. Foto: DR

Candidaturas para o próximo ano letivo já abertas

As candidaturas para o próximo ano letivo estão já abertas até 15 de fevereiro.. Este mestrado oferece a todos os seus estudantes bolsas no valor de 1400 euros por mês. O EMJM-GeoPlaNet tem por objetivo promover o ensino das Geociências Planetárias a nível europeu.

O enorme progresso da exploração espacial ocorrido nas últimas décadas traduziu-se numa imparável dinâmica de preparação de novas missões espaciais. A possibilidade de optar por uma saída profissional na área do Espaço é por isso cada vez mais uma realidade”, realçam os professores da FCUP que lecionam neste mestrado, Manuel Salgueiro e Teresa Seixas. 

O mestrado EMJM-GeoPlaNet proporciona aos estudantes uma formação sólida nas diferentes áreas envolvidas numa missão de exploração espacial, desde a sua conceção e planeamento, passando pela implementação e coordenação, e culminando na análise e interpretação dos dados recolhidos.

Existe ainda um consórcio alargado de cerca de 20 institutos/laboratórios de investigação e/ou ensino, disponíveis para acolher os estudantes durante a dissertação. 

Financiado pela Comissão Europeia, o curso tem a duração de 24 meses, repartidos entre Portugal (1.º semestre), Itália (2.º semestre), França (3.º semestre), contemplando também um estágio no 4.º semestre num dos países da rede de parceiros associados do consórcio GeoPlaNet.

Sobre a competição

A CASSINI Hackathon teve lugar em 10 países europeus (Croácia, Estónia, Alemanha, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Espanha e Ucrânia), em formato híbrido, durante o fim de semana de 3 a 5 de novembro. Em Portugal, foi a cidade do Porto a receber o evento. Trata-se de uma competição de projetos (ideias de negócio, protótipos de software, etc.) utilizando tecnologia espacial.

A equipa vencedora levou para casa um prémio no valor de 1500 euros.