Ao longo dos últimos quatro meses, 26 cientistas do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (BIOPOLIS-CIBIO) da Universidade do Porto, entre eles vários estudantes de doutoramento, alumni e docentes da FCUP, trabalharam em conjunto com jornalistas do PÚBLICO para darem a conhecer a investigação que desenvolvem na primeira pessoa. O resultado pode, a partir de agora, ser apreciado em O Diário de um Cientista, uma iniciativa inédita que une cientistas e jornalistas para criar uma nova abordagem à comunicação de ciência.

Composto por 26 artigos, 18 episódios de podcast e quizzes diários, O Diário de um Cientista convida a uma volta ao mundo através de um conjunto de histórias construídas por cientistas e jornalistas, dando a conhecer, por exemplo, o trabalho de investigação de jovens estudantes do doutoramento em Biodiversidade, Genética e Evolução, uma parceria entre a FCUP e o BIOPOLIS-CIBIO.

“Entre muitas outras histórias poderemos assim acompanhar os cientistas do CIBIO na sua investigação sobre cavalos-marinhos, lobos ou garranos, nas suas deambulações para compreender a biodiversidade das regiões desérticas deste planeta, para instalar sensores no arquipélago dos Bijagós ou em busca de uma língua perdida em regiões remotas de Angola, ou ainda procurando ajudar na conservação de espécies ameaçadas como os anfíbios em geral ou o raríssimo gato-bravo”, apresenta Nuno Ferrand, docente do Departamento de Biologia da FCUP e diretor da Associação BIOPOLIS.

Em comunicado, o BIOPOLIS-CIBIO refere que “O Diário de um Cientista não é apenas uma forma de levar a nossa investigação avançada a um público mais vasto, mas uma viagem pelo processo científico, desde a origem das ideias até ao desenvolvimento de projetos científicos. Mais do que uma série de notícias sobre ciência, O Diário de um Cientista é um ecossistema intemporal de histórias sobre a curiosidade, a paixão e as pessoas que estudam o mundo vivo que nos rodeia”.

“Cada história é também a história de uma pessoa, de um cientista, de uma paixão, de muitos anos de dedicação em busca da compreensão de um fenómeno ou de um conjunto de fenómenos. E por isso o Diário de Um Cientista é muito mais do que uma coleção de narrativas sobre a diversidade da vida. É sobretudo uma celebração da ciência como um dos mais nobres e mais extraordinários empreendimentos humanos em busca do conhecimento”, acrescenta Nuno Ferrand.

Os conteúdos deste Diário inovador serão revelados ao longo do mês de agosto, nas versões online e impressa do PÚBLICO. O projeto é acompanhado por ilustrações de André Carrilho. A listagem de todos os cientistas participantes e respetivas biografias e artigos pode ser consultada está disponível numa página interativa dedicada à iniciativa.