O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) acaba de descrever quatro novos géneros de cianobactérias. Em homenagem ao docente do Departamento de Biologia da FCUP e diretor deste centro de investigação, Vítor Vasconcelos, os investigadores atribuíram o nome Vasconcelosia minhoensis a uma das espécies agora reveladas.

A descoberta destas cianobactérias, publicada na revista científica Journal of Phycology, decorreu no âmbito do trabalho de doutoramento de Flavio Oliveira, estudante do Doutoramento em Biotecnologia Marinha e Aquicultura da FCUP, em colaboração com outros investigadores do CIIMAR: Guilherme Scotta HentschkeJoão MoraisRaquel SilvaPedro Cruz e o próprio Vitor Vasconcelos.

Depois de ter iniciado o que é hoje a coleção de culturas Blue Biotechnology and Ecotoxicology Culture Collection (LEGE-CC)Vítor Vasconcelos, vê o seu nome e origem perpetuados através da descrição de um novo género e de uma nova espécie de cianobactéria descritos, pela primeira vez, por um grupo de investigadores do CIIMAR. 

A «Vasconcelosia minhoensis» vista pelo microscópio electrónico de transmissão. (Foto: DR)

Um poço de tesouros escondidos

Com o objetivo de explorar o potencial biotecnológico das cianobactérias de Portugal e de outras regiões do mundo, o trabalho de doutoramento de Flavio Oliveira implicou no rastreio de mais de 40 cianobactérias de diferentes ordens taxonómicas que permitirá correlacionar a sua evolução com o seu perfil de ácidos gordos. Para isso, posicioná-los corretamente em níveis taxonómicos é essencial: “A descrição de novos géneros permite uma melhor compreensão dos grupos taxonómicos, da evolução das cianobactérias, mas também a bioprospecção de novas moléculas por elas produzidas”, explica o estudante de doutoramento do CIIMAR e da FCUP.

Estas cianobactérias já fazem parte da coleção de culturas Blue Biotechnology and Ecotoxicology Culture Collection (LEGE-CC) e estão a ser estudadas em diferentes linhas de investigação de diferentes grupos do CIIMAR.

Sobre Vítor Vasconcelos

Natural de Guimarães, Vítor Vasconcelos é licenciado (1985) e doutorado (1995) em Biologia pela Faculdade de Ciências da U.Porto.

A nível científico, tem-se destacado pelos seus contributos nos domínios da biotecnologia marinha e biotecnologia azul, nomeadamente na procura de novas moléculas e extratos com potencial valorização biotecnológica, baseados em cianobactérias e microalgas.

Autor de mais de 480 artigos em revistas internacionais, é coinventor de 10 patentes na área da biotecnologia azul e co-fundador da Fykia Biotech Lda, uma spin-off do CIIMAR na área das aplicações de cianobactérias e microalgas na agricultura, cosmética e nutracêutica.

Presidente do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental desde 2013, e reeleito em 2019, Vítor Vasconcelos lidera a linha temática de Biotecnologia Marinha daquele centro de investigação da U.Porto, enquanto coordenador da equipa de Biotecnologia Azul e Ecotoxicologia. É ainda diretor do programa doutoral em Biotecnologia Marinha e Aquacultura da Universidade do Porto e Universidade do Minho, desde a sua criação.

Em 2021, foi distinguido com o Prémio de Excelência Científica da Universidade do Porto.

 

Ler notícia completa no portal Notícias U.Porto