O nome quase dispensa apresentações, tal a quantidade de medalhas que já conquistaram ao longo dos anos e de notícias que o registam. Os “Heroes of the C”, com estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, começam 2024 com uma medalha de ouro, conseguida este fim de semana, em Paris, no Southwestern Europe Regional Contest (SWERC), concurso internacional de programação, garantindo assim o apuramento direto para a 48ª final mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC).
Esta será, aliás, a segunda final do ICPC no mesmo ano para esta equipa, já que, a anterior, que tinha data marcada para novembro de 2023 no Egipto, foi adiada por questões de segurança. A agenda será, por isso, bastante preenchida para os “Heroes of the C”: em março, vão à final europeia do SWERC, em Praga, para a qual também se apuraram, em abril, competem na 47ª edição do ICPC e, em setembro, participam na 48ª que será em Astana, no Cazaquistão.
A equipa medalhada, que conseguiu resolver 11 dos 12 problemas, integrou os estudantes Duarte Nóbrega e Paulo Sousa, do Mestrado em Ciência de Computadores da FCUP, e Kevin Pucci, do Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS, e teve como treinador Pedro Ribeiro, docente do Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da FCUP.
No SWERC – prova que serve para apurar os representantes do sudoeste europeu na grande final do ICPC, a maior competição de programação informática universitária do mundo, estiveram em competição 108 equipas das melhores universidades de Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça e Israel.