A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) acolheu, nos dias 26 e 27 de outubro, mais uma edição da SciTeCh, a competição de ciência e tecnologia dinamizada pela BEST Porto (Board of European Students of Technology) com o objetivo de estimular o espírito crítico e competitivo e o pensamento “fora da caixa”.
A confirmar o sucesso desta conhecida “maratona”, foram mais de 100 os estudantes da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Engenharia (FEUP) da Universidade do Porto que marcaram presença na iniciativa.
A todos os participantes da SciTeCh, integrados em equipas de quatro elementos, foi lançado o desafio comum de, num curto espaço de tempo, se organizarem, trabalharem em conjunto e apresentarem soluções para os problemas reais lançados nas duas modalidades a concurso – Team Design e Hackathon.
Na modalidade de Team Design, cujo desafio implicava construir uma armadilha capaz de capturar bolas de vários tamanhos em movimento, aplicando conceitos de engenharia e tecnologia na prática, subiu ao primeiro lugar a equipa “Eletroesfrénicos e Pedreiros” (composta por estudantes da licenciatura em Engenharia Física, da FCUP e da FEUP).
Seguiram-se, no segundo e terceiro lugares, respetivamente, as equipas “AMTI” (da L:EIC: FEUP e FCUP) e “iBuild” (do mestrado em Engenharia de Gestão Industrial, da FEUP).
Já na modalidade Hackathon, os participantes enfrentaram o desafio de desenvolver um algoritmo inteligente para gestão de stocks, com foco em eficiência e otimização. Desde a criação de notas de encomenda automatizadas até à análise cuidadosa de dados fornecidos, cada equipa teve a oportunidade de resolver este desafio complexo num contexto próximo da realidade.
A primeira posição foi para a equipa “Kebabs”, composta por estudantes da licenciatura em Engenharia Informática e Computação, partilhada pela FCUP e pela FEUP.
Os restantes lugares do pódio foram ocupados pelas equipas “Infinity” (formada por estudantes da FEUP e FCUP) e “Marretas” (licenciaturas em Engenheira Eletrotécnica, da FEUP, em Engenharia Informática e Computação, da FEUP e da FCUP e do mestrado em Inteligência Artificial, também das duas faculdades).
Além dos prémios atribuídos às equipas vencedoras, todos os estudantes tiveram direito à creditação de 1,5 ECTS no âmbito do curso frequentado, além da oportunidade de participar, na semana anterior ao evento, em formações de Pitch, Eletrónica, Ferramentas e IT, visando o desenvolvimento de competências nestas áreas de forma prática.