A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) recebeu, no passado dia 9 de maio, a 21.ª edição do ToPAS – Torneio de Programação para Alunos do Secundário, uma iniciativa organizada pelo Departamento de Ciência de Computadores da FCUP.

Este ano, participaram 37 equipas de 17 escolas do Norte e do Centro do país.

Distribuídas pelos laboratórios do DCC, as equipas de três elementos recorreram a diferentes linguagens de programação como C/C++, Java e Pascal para resolver oito problemas.

Quatro horas depois, estes futuros “programadores” coloriram com os seus balões o Auditório Ferreira da Silva, já que, a cada problema resolvido, é atribuído um balão com uma cor diferente.

Os grandes vencedores foram os “NOTPETYA”, do Colégio Internato dos Carvalhos.

1º lugar | Foto: DR

No segundo lugar do pódio ficaram os “LimaTeam.py“, Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, Cantanhede e a terceira posição foi ocupada pelos “BackToTop” do Colégio de Gaia – Escola Católica.

Estas três equipas resolveram 7 dos 8 problemas propostos, sendo que o desempate foi feito pelo tempo acumulado de submissões aceites.

“A prova foi muito disputada, com frequentes mudanças de posição nos lugares cimeiros. O júri do concurso aceitou 126 submissões, 41% das 308 submissões recebidas, o que atesta a boa preparação das equipas”, destaca José Paulo Leal, docente do DCC-FCUP, responsável pela organização desta prova.

Os vencedores receberam prémios oferecidos pela organização, tendo sido distribuído um certificado por todas as equipas participantes.

Sobre o ToPAS

O ToPAS – Torneio de Programação para Alunos do Secundário realiza-se na FCUP desde 2001. Em consequência do sucesso alcançado desde a primeira edição, o ToPAS  tem vindo a ser alargado a outras universidades, tendo dado origem ao do ToPAS Sul, na Universidade do Algarve, e ToPAS Lx, na Universidade Nova de Lisboa. 

Recorrendo a um único computador, os participantes têm quatro horas para resolver oito problemas, programando em linguagens como o C/C++, Java e Pascal. Pretende-se deste modo estimular os alunos a interessarem-se pela área de Ciência de Computadores, e, quem sabe, a descobrirem a sua vocação num dos cursos da FCUP.