Criado em 1982, o Grupo de Folclore da FCUP trouxe, durante quase três décadas, música e dança à Faculdade de Ciências e foi um dos primeiros grupos académicos musicais criados na Universidade do Porto. Mais de 30 anos depois, vários antigos membros, das gerações fundadoras deste grupo, voltaram a encontrar-se num evento promovido pelo Núcleo de Alumni da Faculdade de Ciências. Da iniciativa, que lembrou a alegria e a boa disposição dos anos na academia, surgiu a vontade de voltar ao ativo.
“Lembro-me de atuar no Coliseu do Porto repleto, como poucos artistas populares se podem orgulhar. Mas olhando em retrospetiva, o que mais ficou gravado na minha memória foi a amizade, a alegria e paixão com que nos entregamos ao grupo. Cada ensaio parecia uma festa!”, recorda António Jorge Brandão, 57 anos, professor de Biologia e Geologia, que estudou na FCUP entre 1987 e 1993.
Foi esse ambiente de festa que relembraram no convívio que decorreu no dia 15 de março, no Círculo Universitário do Porto e que juntou mais de 30 antigos membros deste grupo, de várias zonas do país. O espólio, que julgavam perdido, foi recentemente recuperado e, com o apoio da faculdade, este grupo de alumni da FCUP espera regressar às atuações.
Para o regresso, serão necessários muitos ensaios, pois todos sabem que o “corpo não perdoa”. “Vamos precisar de vários ensaios para readquirirmos alguma flexibilidade e a dinâmica necessária à execução das diferentes danças”, constata António.
Carla Leal, de 56 anos, também fez parte do grupo juntamente com António Brandão. Para Carla, que terminou a licenciatura em Biologia na FCUP em 1993, os anos do curso na FCUP foram um dos “períodos mais importantes e marcantes” da sua vida e o evento foi um “relembrar de momentos de felicidade” pelo reencontro com colegas. “O tempo passa e é nestes momentos que recarregamos boa energia”, comenta a alumna da Faculdade de Ciências, atualmente a trabalhar como bióloga embriologista, à frente de um Laboratório de Procriação Medicamente Assistida no Porto.
Esta primeira iniciativa, promovida pelo Núcleo de Alumni da FCUP, pretende ser o ponto de partida para outras atividades e eventos com a participação de antigos estudantes da Faculdade de Ciências.
Sobre o Grupo de Folclore da FCUP
Apesar de ter sido fundado em 1982, a primeira aparição pública foi em maio de 1983. Foi o primeiro grupo académico a surgir na FCUP.
A partir dessa data seguiram-se inúmeras atuações em eventos académicos, tais como o Saraus, organizados pela Associação de Estudantes da FCUP (AEFCUP) – “Sarau Cultural de Ciências” e pela Federação Académica do Porto – “Sarau da Queima” e festivais de Grupos de Folclore e Encontros de Dança que eram anualmente organizados por várias faculdades/universidades do país.
O grupo atuou também em várias escolas, festas da cidade, nas Caves do Vinho do Porto, Edifício da Alfândega, no Coliseu do Porto, etc.
Atuaram ainda nos Açores e fora do país, por exemplo, na Turquia e em Macau.
Entre as danças representadas destacam-se a Rusga, António, Senhor da Serra, Caninha Verde, Chula, Fandango, entre outras.