Entre os dias 13 e 16 de fevereiro, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto recebeu a 26ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Física (ENEF), um encontro anual organizado por estudantes de física, engenharia física, astronomia ou mestrados e doutoramento associados.
Ao todo, estiveram reunidos no Departamento de Física e Astronomia da FCUP, 170 estudantes de todo o país, maioritariamente dos polos universitários do Porto e de Lisboa, mas também de universidades de Aveiro, Coimbra e do Minho. Esta foi, aliás, a edição que reuniu um maior número de participantes na era pós-Covid.
“A programação incluiu uma diversidade de temas, desde empreendedorismo até áreas mais académicas, como computação quântica, refrigeração magnética, cosmologia, física nuclear e de partículas, matéria condensada mole e física médica. Este leque de conteúdos demonstrou a importância deste tipo de encontros na formação técnica dos estudantes”, destaca Tomás Ventura, estudante da licenciatura em Engenharia Física, partilhada entre a FCUP e a Faculdade de Engenharia, que ajudou a organizar este evento.
O evento contou com cerca de 30 palestrantes, entre eles figuras de renome a nível nacional, como o CEO da Renova, Paulo Pereira da Silva, e o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde. Participaram ainda docentes e investigadores da FCUP bem conhecidos da área da física como são os casos de João Lopes dos Santos e Orfeu Bertolami.
Houve ainda oportunidade para os diversos centros de investigação da área da Física se darem a conhecer às novas gerações, nomeadamente o IFIMUP – Instituto de Física de Materiais Avançados, Nanotecnologia e Fotónica, o Centro de Física das Universidades do Porto e do Minho, o Centro da Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP-IA), Centro de Física Teórica e Computacional (CFTC), LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear – IPFN e INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia. 
No ENEF, os participantes, da FCUP e de outras universidades, puderam também visitar os laboratórios do IFIMUP e a investigação que se realiza neste instituto da FCUP. 

Foto: Comunicação e Imagem COENEF

“Os participantes viveram quatro dias imersos em física e acredito que muitos saíram do Porto com um renovado entusiasmo e curiosidade em relação ao futuro académico”, assegura o estudante da FCUP.
Entre os momentos mais enriquecedores para os participantes, a organização destaca, por exemplo, o workshop de Computação Quântica, conduzido pelo docente da FCUP, Duarte Magano, que proporcionou a muitos participantes o primeiro contacto com a área.
“Entre as palestras, salientamos, por exemplo, a de Rui Travasso, investigador do Centro de Física da Universidade de Coimbra, pela impressionante adesão do público. O debate entre os professores Orfeu Bertolami, Frederico Francisco e João Pires também foi um dos pontos altos do evento. Apesar de ter ocorrido no último dia, teve uma assistência comparável às palestras plenárias anteriores, o que evidencia o interesse contínuo dos participantes até ao fim”, rematou Tomás Ventura.

Sobre o ENEF

Organizado desde 1998, o ENEF é composto por um conjunto de sessões, apresentações de posters, workshops, visitas a empresas e debates. 

A última vez que o ENEF decorreu na FCUP foi em 2018.

A Comissão Organizadora desta edição foi composta apenas por estudantes do Departamento de Física e Astronomia da FCUP, com especial destaque para os estudantes que integraram a administração do evento. Para além de Tomás Ventura, estiveram também à frente do ENEF, Miguel Godinho (Mestrado em Física), Beatriz Salvador (Licenciatura em Engenharia Física) e Fernando Cruz (Licenciatura em Física).