Ao todo são oito palestras e integram a primeira sessão do Ciclo de Palestras “Ambiente e Sustentabilidade”, a realizar entre 2 e 4 de dezembro de 2024 na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Esta iniciativa, de entrada livre e sujeita à lotação dos espaços, ocorre no âmbito da unidade curricular Ambiente e Sustentabilidade, uma novidade no Mestrado em Ciências e Tecnologia do Ambiente (CTA).
“O objetivo é expor aos estudantes diferentes temas atuais e de relevo sobre Ambiente e Sustentabilidade”, explica o diretor do mestrado, Luís Pinto da Silva. Apesar de ser mais dirigido aos estudantes do mestrado, o objetivo é abrir o ciclo de palestras à comunidade e a todos os interessados nestas áreas.
Por esse motivo, no âmbito deste ciclo de palestras dinamizado pela Comissão Científica do mestrado, chegam à FCUP especialistas de outras universidades e instituições que vão abordar temáticas que não são normalmente abrangidas no plano curricular.
Neste primeiro ciclo de palestras, que se realizará uma vez por ano, terá, por exemplo, como convidados, Nazaré Couto, da CENSE – Faculdade de Ciências e Tecnologia – Universidade Nova de Lisboa, para abordar a Gestão Sustentável dos Solos e Joana Pereira Fernandes, do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental para falar do tema “Biorremediação: microrganismos ao serviço da sociedade para a recuperação de ambientes contaminados”.
Destaque ainda para um tema bem na ordem do dia que será abordado nesta primeira edição: a Conferências das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). André Simões, investigador da Universidade de São Paulo (USP, Brasil), fará, por videoconferência,  um balanço das diferentes Conferências das Partes (COP), incluindo a mais recente e fazendo também uma antevisão do que poderá ser a COP de 2025, que será em Belém do Pará, Brasil.
As palestras terão uma duração de 30 minutos, sendo seguidas de uma discussão final.