A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto recebeu na passada sexta-feira, dia 23 de maio, a visita de uma comitiva da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste (Budapest University of Technology and Economics – BME).

O objetivo da visita à FCUP, coordenada pelo docente da FCUP e membro do Conselho Executivo com o pelouro da Internacionalização, Miguel Coimbra, foi discutir colaborações de mobilidade e de grau dual com programas doutorais da Faculdade de Ciências nas áreas de Matemática e de Física. Estas duas áreas são estratégicas e de grande interesse para a BME que procura reforçar a sua rede internacional e explorar novas oportunidades de colaboração tanto a nível académico como de investigação.

Foto: SIC.FCUP

Por esse motivo, estiveram em reunião oito elementos da BME com representantes e diretores dos doutoramentos em Matemática Aplicada (Sílvio Gama), em Física (Ariel Guerreiro), em Matemática – Interuniversitário (Jorge Freitas) e em Matemática e Aplicações (Rita Gaio).

Da BME estiveram presentes o vice-reitor para a Investigação e Inovação, Gergely Zaránd, que liderou a comitiva, e representantes dos departamentos de várias faculdades das áreas das Ciências e Engenharia desta universidade. Participaram também nesta reunião dois representantes da Embaixada da Hungria.

O evento contou com ainda com a presença de Susana Fragoso, do Núcleo de Internacionalização da FCUP.

Sobre a BME

A Budapest University of Technology and Economics (BME) é uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas da Hungria e da Europa Central, com uma longa tradição de excelência em engenharia, arquitetura e ciências aplicadas. Fundada em 1782, destaca-se pela sua forte componente de investigação, inovação tecnológica e colaboração internacional. A universidade tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento industrial e científico da região, formando engenheiros e cientistas altamente qualificados que contribuem ativamente para o avanço tecnológico global.