A Semana da Ciência e Tecnologia está quase a chegar e traz com ela uma série de atividades de divulgação científica para escolas, mas também para o público em geral. De 20 a 26 de novembro, investigadores e docentes da FCUP vão dinamizar algumas destas iniciativas no âmbito da ação a nível nacional promovida pela Ciência Viva– Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, com o objetivo de promover a Ciência feita em Portugal. 

A abrir a semana, no dia 20, o GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, no qual trabalham, maioritariamente docentes da FCUP e investigadores formados na faculdade, dinamiza o GreenUPorto Open Lab. Esta iniciativa qual incluirá atividades, divididas por áreas científicas, abertas ao público em geral e, em particular, a jovens e estudantes, promovendo o contacto direto com investigadores e «abrindo as portas» dos laboratórios e estufas em Vairão. A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição

No mesmo dia, mas no Departamento de Química e Bioquímica, a docente e investigadora Susana Soares lidera uma iniciativa para chamar a atenção do público em geral e de estudantes para a aplicação da (bio)química ao serviço da sociedade, como uma ferramenta vasta com diversas aplicações, neste caso utilizada no desenvolvimento de alimentos inovadores, diferentes e com potenciais benefícios para a saúde. Dirige-se a estudantes do ensino secundário e universitários, mas também ao público em geral. 

Já os docentes do Departamento de Física e Astronomia, Teresa Seixas e Manuel Salgueiro Silva, propõem, para o dia 21 de novembro, uma atividade a pensar nos estudantes do Ensino Básico e Secundário com o Exoplanetário Arduino, um demonstrador do princípio de deteção de exoplanetas pelo método de trânsito.

Nesta semana, no dia 24, Dia Mundial da Ciência e Dia Mundial da Cultura Científica, realiza-se também na FCUP, no Piso 2 da Biblioteca, a sessão de atribuição de Prémios Casa das Ciências. 

Da FCUP para as escolas, destaca-se a constante procura de especialistas da Faculdade de Ciências para falar aos mais novos do seu trabalho em ciência. Só nesta semana, decorrerão sete palestras de docentes e investigadores da FCUP em escolas do Norte e Centro do país em temas variados que vão desde a nanotecnologia e nanociência ao ambiente e ao papel da Física na Internet das Coisas.