Num mundo em constante evolução, em que a tecnologia e a inovação são mais vitais do que nunca, as mulheres continuam a estar significativamente sub-representadas e com pouca visibilidade pública nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM, na sigla em inglês). A pensar nisso, a Universidade do Porto, através das Faculdades de Ciências (FCUP) e de Letras (FLUP), integra o projeto europeu inovador “STEAM Tales: Melhorar a educação STEAM através do conto de histórias e das atividades hands-on”.
Esta iniciativa, promovida ao abrigo do programa Erasmus+, procura capacitar os professores do 1º ciclo do ensino básico nas áreas STEAM e inspirar as crianças, entre os 6 e os 9 anos, especialmente as meninas.
“O que distingue este projeto é a fusão inovadora do conto de histórias baseados em modelos femininos reais e inspiradores e de atividades hands-on relacionadas com a atividade STEAM das mulheres que serviram de inspiração para as histórias, combinando metodologias que se revelam altamente eficazes quando juntas”, explica Carla Morais, docente da FCUP e coordenadora do projeto na Universidade do Porto.
“Criar modelos de referência para as meninas”
Entre estas 12 mulheres inspiradoras nas áreas STEAM estão as portuguesas Domitila de Carvalho (formou-se em matemática, filosofia e medicina), Elvira Fortunato (pioneira na eletrónica) e Zita Martins (astrobióloga). Entre os modelos inspiradores estão ainda Samantha Cristoforetti (astronauta), Rose Dieng-Kuntz (especialista em inteligência artificial), Andreja Gomboc (astrofísica), Asta Hampe (engenheira mecânica), Rita Levi-Montalcini (prémio Nobel da Medicina), Ana Mayer-Kansky (química), Maryam Mirzakhani (matemática), Emmy Noether (matemática) e Ángela Piskernik (botânica).
“Ao apresentar às crianças histórias inspiradoras de mulheres nas áreas STEAM, o nosso objetivo é criar modelos de referência para as meninas e assim reduzir o problema da pouca visibilidade de modelos femininos. Pretendemos incentivar meninas de todas as origens a seguirem carreiras STEAM e também criar ambientes inclusivos”, esclarece a investigadora.
Ao serem complementados pelas atividades hands-on, os contos de histórias garantem um maior envolvimento prático das crianças e uma compreensão holística dos temas STEAM, promovendo o interesse por estas áreas.
Avaliação dos materiais em escolas do Norte do país
O STEAM Tales pretende fornecer aos professores do 1º ciclo do ensino básico, de forma gratuita, materiais educativos abrangentes e de fácil utilização. Para além da coleção de histórias inspiradoras que resultará na publicação de e-book, inclui um guia introdutório e um conjunto de planos de aula com atividades hands-on que podem vir a ser utilizadas nas aulas.
Para avaliar cada um dos materiais após a sua elaboração, investigadores da FCUP e da FLUP têm estado a desenvolver dinâmicas em três escolas-piloto do Norte do país, com quatro professores e 120 crianças.
“Pelo que vimos até agora os indicadores são positivos: as histórias desenvolvidas de acordo com o Modelo de Joseph Campbell permitem estabelecer uma maior conexão entre as personagens e os seus ouvintes: os meninos conseguiram pôr-se no lugar da mulher apresentada na história e as meninas identificaram-se e mostraram empatia pela história de vida da mulher”, conta Carla Morais.
Neste trabalho com as escolas, os investigadores perceberam ainda que as crianças associam a matemática à educação e professores, que têm pouca perceção do que representa a área da engenharia e que associam a tecnologia a capacidades digitais e ao uso do computador.
Atualmente, estão a ser desenvolvidos 24 planos de aula com atividades relacionadas com cada história e com a área de trabalho de cada modelo feminina e que permitem a participação ativa das crianças.
Na fase final do STEAM TALES, irá decorrer um estudo piloto em várias escolas dos países parceiros – Portugal, Alemanha, Bélgica, Itália e Eslovénia – envolvendo um total de 20 professores e 300 crianças.
A equipa da U.Porto integra ainda os investigadores Ana Isabel da Cunha Ferreira e José Luís Pimenta (FCUP), Luciano Moreira (FLUP), Maria de Fátima Vieira (FLUP) e Maria Elizabeth Ellison de Matos (FLUP).
Este projeto financiado pelo Programa Erasmus+, no valor de 250 mil euros, decorre desde 2023 e termina este ano no final do mês de agosto.