Este ano, a Faculdade de Ciências entra na corrida ao Prémio Ecotrophelia 2024, um galardão que distingue as melhores propostas de produtos alimentares eco-inovadores apresentadas por estudantes do Ensino Superior, com uma aposta no doce, mas saudável. Duas equipas com estudantes da FCUP estão entre as oito finalistas desta edição.

A equipa AwareUp, das estudantes Ana Boticas e Bárbara Meira, do Mestrado em Tecnologia e Ciência Alimentar (MTCA), irá apresentar o AlphaBean, uma barra de chocolate composta por cacau, alfarroba e fermentado de grão-de-bico, um produto desenvolvido em colaboração com colegas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. 

Também candidata à vitória é a equipa por detrás dos Fusion Rolls, rolinhos de fruta desidratada, sustentáveis e nutritivos, ideais para um snack saudável, e que integra Mariana Fonseca, do Mestrado em Ciências do Consumo e Nutrição (MCCN), partilhado entre a FCUP e a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP). A equipa responsável por este produtor inovador é também composta por estudantes da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e da Universidade Lusíada do Porto.

As duas equipas finalistas foram apoiadas pelos docentes da FCUP Luís Miguel Cunha e Susana Caldas Fonseca, do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território, e investigadores do GreenUPorto, no âmbito da Unidade Curricular de Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos, do MTCA e da dissertação do MCCN.

Final marcada para 12 de julho

A competição final da 8.ª edição do Prémio ECOTROPHELIA está agendada para o próximo dia 12 de julho, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Neste evento, as equipas finalistas vão apresentar e dar a provar os seus produtos eco-inovadores a um júri composto por especialistas em inovação alimentar e stakeholders ligados ao setor agroalimentar e selecionados pela sua notoriedade, independência e competência. Segue-se a cerimónia de entrega dos prémios, com o anúncio dos vencedores do primeiro, segundo e terceiro lugares.

Da competição nacional sairá também o vencedor do Born from Knowledge, distinção atribuída pela Agência Nacional de Inovação, ao melhor projeto “nascido do conhecimento”.