Está no primeiro ano do Doutoramento em Ciências Agrárias na Faculdade de Ciências, mas foi um trabalho no Mestrado em Biotecnologia pela Universidade da Beira Interior sob orientação do docente da FCUP e investigador do GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, Luís Miguel Cunha, que fez valer uma distinção, agora atribuída, de bolsa de mérito da Direção Geral de Ensino Superior.

A bolsa refere-se ao ano letivo 2021/22, em que Pedro Navarro foi o estudante com melhor classificação, neste caso, nota máxima. Uma grande parte da sua investigação realizou-se no GreenUPorto, centro de investigação sediado da FCUP, sob o tema “Insects as alternative sources of value-added by-products – A study of different extraction approaches and characterization of chitin and chitosan from two edible insect species (T. molitor and A. domesticus) and by-products”.

Pedro Navarro está atualmente como bolseiro de investigação no GreenUPorto e estudante do Programa Doutoral em Ciências Agrárias (FCUP), em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa e a empresa Portugal Bugs.

Financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, a sua investigação concentra-se em metodologias de fracionamento de insetos edíveis e utilização como ingredientes alimentares, assim como a identificação de possíveis subprodutos de valor acrescentado.