A estudante Vanessa Teixeira, do Programa Doutoral em Biologia Molecular (MCBiology) e Celular da Universidade do Porto, lecionado em conjunto entre a FCUP e o ICBAS, a desenvolver investigação no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi recentemente premiada com uma EMBO Travel grant para participar no «Cell Bio 2024», a reunião conjunta da Sociedade Americana de Biologia Celular (ASCB) e da Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO), que terá lugar em San Diego (USA), de 14 a 18 de dezembro.
Sob coordenação de Reto Gassmann, líder do grupo «Cell Division Mechanisms» do i3S, Vanessa Teixeira tem centrado o seu trabalho no complexo formado pela proteína motora dineína-1, que é essencial para diversas funções básicas das células humanas, como, por exemplo, a organização e distribuição dos seus organelos.
O trabalho que a estudante do MCBiology vai apresentar nos EUA descreve uma nova proteína interatora da dineína que estabelece o seu recrutamento para o retículo endoplasmático, um organelo responsável por uma grande variedade de funções essenciais nas células humanas.
Vanessa Teixeira explica que no seu trabalho descreve “novas interações moleculares que implicam a dineína na organização do retículo endoplasmático, e que até então eram desconhecidas. Além disso, esta proteína – que sabemos agora ser capaz de interagir com a dineína – está também associada a uma doença neurodegenerativa e o mecanismo molecular que apresento pode estar relacionado com o desenvolvimento da mesma”.
Estar presente nesta conferência nos Estados Unidos permitirá à estudante de doutoramento mostrar o trabalho que tem desenvolvido ao longo do seu doutoramento “num dos maiores eventos da área de Biologia Molecular e Celular”. Além disso, acrescenta, “terei a possibilidade de interagir pessoalmente com uma vasta comunidade científica e estabelecer contactos que serão úteis para o meu presente e futuro”.