O talento dos estudantes de mestrado do Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto voltou a estar em evidência no Dia dos Mestrados DCC”, com a apresentação dos trabalhos e resultados já alcançados em formato póster. 

Nesta edição participaram 38 estudantes dos sete cursos de 2º ciclo do DCC: Ciência de Computadores (CC), Data Science (DS), Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos (ERSI), Segurança Informática (SI), Bioinformática e Biologia Computacional (BBC), Inteligência Artificial (IA) e Informática Médica (IM).

A mais importante distinção foi atribuída a Duarte Nóbrega, do Mestrado em Ciência de Computadores, com o póster “Parameterized Algorithms for Art Gallery Problems“. O trabalho do estudante aborda a complexidade computacional de variantes do Problema de Galeria de Arte (AGP), e a procura de propriedades estruturais que possam ser exploradas na conceção de algoritmos parametrizados para instâncias computacionalmente difíceis. Tem-se centrado numa questão em aberto sobre o número mínimo de torres de xadrez necessárias para guardar todas as células de um dado poliominó, com alguns resultados interessantes.

Em segundo lugar, destacou-se o póster de Mariana Lourenço, do Mestrado em Data Science, “Heart Failure: Extraction of CTI from synchronized ECG and PCG“. Na sua dissertação, a estudante está a trabalhar num método automático para extrair Intervalos de Tempo Cardíacos (CTIs) a partir de sinais não invasivos de ECG (eletrocardiograma) e PCG (fonocardiograma) com o objetivo de avaliar a sua capacidade de distinguir diferentes grupos de fração de ejeção ventricular esquerda (LVEF), que é um indicador chave na classificação de fenótipos de insuficiência cardíaca (Heart Failure – HF).

O terceiro lugar de destaque foi atribuído a Maria Miguel Ribeiro, do mesmo mestrado, que apresentou o póster “Deep Learning for Non-Invasive Aortic Stenosis Characterization from Synchronous Heart Sounds and Electrocardiogram Signals“. Esta estudante está a desenvolver um algoritmo de deep learning para distinguir os diferentes níveis de gravidade da estenose aórtica, tendo em conta os sons cardíacos.

Os pósteres foram avaliados pelos vários diretores de mestrado do DCC-FCUP. Entre os critérios para atribuição das distinções aos estudantes estiveram a apresentação gráfica, a clareza da linguagem, o realce dado à abordagem para a resolução do problema e as evidências do trabalho já realizado. 

Por detrás da dinamização deste evento tem estado o docente da FCUP, Álvaro Figueira, que destacou a qualidade dos trabalhos apresentados nesta edição.

O Dia dos Mestrados do DCC realiza-se desde 2021 e integra também sessões com representantes de empresas de destaque nas áreas da Informática e Ciência de Computadores.