O projeto Criatividade e inovação agroalimentar: desenvolvimento de novo produto eco-inovador, apresentado pelos docentes do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da FCUP, Luís Miguel Cunha e Susana Fonseca, conquistou o 1º lugar do Prémio Prática Pedagógica Inovadora 2025, no valor de 3.000 euros.

A proposta distinguida insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Análise Sensorial e Desenvolvimento de Novos Produtos (ASDNP), lecionada no 1.º ano curricular dos mestrados em Ciências do Consumo Alimentar (FCUP/FCNAUP) e em Tecnologia e Ciência Alimentar (FCUP/Universidade do Minho).

O objetivo passa por motivar os estudantes a desenvolver o conceito e protótipo de um produto alimentar inovador, submetendo-o posteriormente ao Prémio ECOTROPHELIA Portugal, que distingue os melhores alimentos eco-inovadores criados por estudantes do Ensino Superior.

Desta dinâmica pedagógica resultou já a presença de 26 equipas com estudantes da FCUP e da FCNAUP nas últimas sete finais do Prémio Ecotrophelia Portugal. Em 2024, esta competição foi ganha, pela primeira vez, por uma equipa composta por elementos da U.Porto.

O financiamento atribuído às seis propostas vencedoras destina-se a melhorar o ensino e a aprendizagem na U.Porto, podendo ser utilizado para a aquisição de equipamentos, licenças ou programa informáticos, mobiliário, serviços externos e outras aquisições.

A entrega dos prémios acontecerá no dia 24 de março, no Salão Nobre da Reitoria, durante a Sessão Solene do Dia da Universidade 2025.

 

Ler notícia completa no portal Notícias U.Porto