A docente da Unidade de Ensino das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Louise Lima, que integra o corpo docente do Mestrado em Ensino da Matemática, acaba de ser selecionada pela Comissão Europeia para participar no processo de aconselhamento entre pares na conceção e implementação de uma reforma curricular baseada em competências na Polónia.
A professora e investigadora em educação faz parte de um grupo de especialistas que inclui representantes de Portugal, Finlândia e Países Baixos, selecionados pela sua expertise em educação. “O objetivo do projeto passa por orientar as autoridades polacas na modernização do currículo escolar, promovendo a adoção de uma abordagem mais centrada no desenvolvimento de competências dos estudantes”, descreve a docente.
O trabalho presencial será desenvolvido no início do próximo mês de dezembro, nos dias 9 e 10.
Louise Lima leciona a unidade curricular de Tecnologias no Ensino da Matemática II e orienta os estudantes e futuros professores na Iniciação à Prática Profissional, incluindo a Prática de Ensino Supervisionada, que decorre no segundo ano do curso.
Sobre Louise Lima
Professora Auxiliar Convidada na FCUP, é doutorada em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação Universidade do Porto, Mestre em Ensino da Matemática e Licenciada em Matemática, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A sua investigação de pós-doutoramento centrou-se na Formação de Professores e Estudos Curriculares (CeiED – Universidade Lusófona). É Perita na Avaliação Externa das Escolas pela Inspeção Geral da Educação.
Tem contacto privilegiado com diferentes escolas distribuídas por todo o território português através do trabalho de intervenção, consultoria e formação que realiza a pedido de diferentes Municípios, Escolas, Centros de Formação e Universidades, de Portugal e no estrangeiro. Além disso, tem participado, a convite da Direção Geral da Educação, em diversas iniciativas nacionais. Está envolvida em diversos projetos nacionais e internacionais. A relação entre a investigação e o trabalho com as escolas justificam as últimas publicações e a participação em diversas conferências no campo da Didática da Matemática, da Formação de Professores de Matemática, dos Estudos Curriculares em Matemática, da Gestão e organização do trabalho pedagógico e Inclusão.