O docente do Departamento de Biologia da FCUP, Nuno Ferrand de Almeida, diretor do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e do Laboratório Associado InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva, foi condecorado, esta quinta-feira, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, por serviços prestados no desenvolvimento da Ciência em Portugal.
A Ordem do Mérito é uma ordem honorífica portuguesa que se destina a galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade.
Nuno Ferrand é o fundador e atual diretor do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e do Laboratório Associado InBIO – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva.
Atualmente, dirige o projeto europeu BIOPOLIS, associado ao maior financiamento alguma vez atribuído a um centro de investigação em Portugal. Este é um projeto colaborativo com França, através da Universidade de Montpellier tendo também como parceiro a Porto Business School, a escola de negócios da U.Porto.
A nível internacional, estabeleceu os TwinLabs, uma rede de laboratórios colaborativos em países africanos, para promover a capacitação e formação avançada de recursos humanos em ciência e tecnologia e a transferência de conhecimento. Em Portugal, concebeu e lançou as Estações Biológicas Internacionais de Mértola e da Branda de São Bento do Cando, Arcos de Valdevez/PNPG (em fase de preparação).
Uma referência na promoção da cultura científica
Nuno Ferrand foi diretor do Museu de História Natural da U.Porto entre 2010 e 2015, tendo sido responsável por trazer para o Porto a exposição A Evolução de Darwin, integrada nas celebrações do Centenário da U.Porto.
Em 2015, fundou o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), do qual faz parte a Galeria de Biodiversidade – Centro Ciência Viva, inaugurada em junho de 2017, em parceria com a Agência Ciência Viva. É também o responsável pela cátedra “Life on Land”, atribuída pela UNESCO à Universidade do Porto em 2017.
Ainda no domínio da divulgação científica, criou As Novas Viagens Philosophicas , uma série exibida pela RTP 1 em 2021 e que mostra a investigação realizada pelo CIBIO em diferentes continentes. Lançou também a editora Arte e Ciência, destinada a publicar os melhores livros de divulgação de ciência em Portugal.
Em 2022, Nuno Ferrand foi uma das personalidades da U.Porto distinguidas com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal do Porto. Nesse mesmo ano, foi distinguido com o Grande Prémio Ciência Viva 2022, “pela sua ação notável na promoção da cultura científica enquanto professor, investigador e divulgador nas áreas da Biodiversidade e da Biologia Evolutiva”.
Em junho de 2023, foi condecorado com as insígnias de cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra de França, atribuídas pela embaixada de França em Portugal.