Neste Dia Nacional do Estudante, falamos com vários estudantes da FCUP e damos a conhecer percursos, realidades, perspetivas, sem esquecer o que há para além da vida universitária e as dificuldades a vencer todos os dias.

Na Faculdade de Ciências, existem mais de 5000 estudantes entre as várias licenciaturas, mestrados e doutoramentos. Neste universo, há dezenas de estudantes atletas e que diariamente conciliam a vida académica com a paixão e a exigência do desporto. Existe também quem saia da faculdade direto para ir trabalhar e que trabalha para pagar os seus estudos. Há ainda exemplos de dedicação do seu tempo entre as aulas e trabalho a ajudar o próximo.

Sendo uma faculdade de todos e para todos, a FCUP tem procurado ser cada vez mais inclusiva e apostado na melhoria da acessibilidade. Atualmente, estudam na FCUP mais de 80 estudantes com Necessidades Educativas Especiais, o que engloba estudantes com necessidades específicas devido a deficiência motora, auditiva, visual, doenças crónicas e saúde mental.

Nesta data, lembramos e homenageamos todos os estudantes, através de quatro exemplos e histórias a que cada damos voz: a Bárbara, o Gonçalo, o Paulo e o Tomás.