Está de volta a competição U.Porto 3MT®, que desafia estudantes da Universidade do Porto a testarem e porem em prática as suas capacidades de comunicação. As candidaturas estão abertas até 31 de dezembro e destinam-se a todos os doutorandos inscritos no 2.º ou anos seguintes de um programa doutoral da U.Porto.

Recorde-se que as duas primeiras edições contaram com a participação de diversos estudantes da FCUP, num número com tendência crescente. Aliás, a competição na U.Porto começou logo com a vitória da estudante do doutoramento em Biologia da FCUP, Joana Oliveira. Já na 2ª edição, o prémio foi para Jorge Gabriel Oliveira, alumnus de Bioquímica da FCUP e que agora frequenta o Programa Doutoral em Biotecnologia Molecular e Celular Aplicada às Ciências da Saúde do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Na 1ª edição, cinco estudantes da FCUP participaram e chegaram à final da competição. Já na 2ª, 21 doutorandos da FCUP participaram e quatro foram finalistas.

Sobre a competição

Neste concurso, promovido pela primeira vez pela University of Queensland (Austrália) em 2008 e que chega hoje a mais de 900 universidades em todo o mundo, os doutorandos são desafiados a explicar a importância e o significado da sua investigação a um público não especialista. Para tal, dispõem apenas de apenas três minutos e um único diapositivo.

Para além do desafio propriamente dito, pretende-se que esta seja também “uma oportunidade para os/as doutorandos/as criarem laços, estarem juntos, partilhando a investigação desenvolvida entre pares e com a comunidade.”, avança a comissão de organização. 

O vencedor selecionado pelo júri será distinguido com um prémio monetário de 2.000 euros. Será ainda atribuída uma menção honrosa no valor de 1.000 euros. Ambos os prémios são patrocinados pela Caixa Geral de Depósitos, o novo parceiro bancário da U.Porto.

Respondendo a um desafio lançado na primeira edição da iniciativa, os/as vencedores da 3ª edição da U.Porto 3MT® terão ainda a possibilidade de competir, em setembro de 2024, na primeira final internacional da Three Minute Thesis (3MT®) European University Alliance for Global Health (EUGLOH).

Como participar na U.Porto 3MT®?

O preenchimento do formulário de candidatura (ver versão inglesa) para esta 3.ª edição da U.Porto 3MT® decorre até 31 de dezembro de 2023. Os candidatos selecionados terão depois cerca de um mês – de 8 a 31 de janeiro de 2024 – para preparar e submeter um vídeo de 3 minutos apresentando a sua investigação (consultar regras).

Tal como nas edições anteriores, os autores dos 20 melhores vídeos, a serem selecionados pela Comissão de Avaliação do concurso, vão ter a oportunidade de participar na formação 3MT® – a decorrer em abril – e de competir na final do concurso, agendada para dia 17 de maio de 2024.

Para mais informações, consultar a página da 3MT®, ou enviar uma mensagem para o endereço de e-mail [email protected].