O projeto Allo Pharma Research, dos investigadores Ivo DiasXavier Correia e Hugo Almeida, do LAQV/REQUIMTE, na FCUP, conquistou o 2º lugar na 11.ª edição do iUP25k – Concurso de Ideias de Negócio da Universidade do Porto e vai receber apoio financeiro no valor de 2 mil euros.

O trabalho apresentado tem em vista o desenvolvimento de terapias de nova geração para a doença de Parkinson com menos efeitos secundários. Pode também servir no tratamento de outros distúrbios relacionados à dopamina, “por meio da modulação precisa da atividade do recetor de dopamina D2”, explicam os investigadores.

O objetivo da inovação é “aumentar a eficácia dos tratamentos convencionais, reduzindo significativamente os efeitos secundários das terapias”. Uma tecnologia inovadora que já demonstrou, nas palavras da equipa, “alta relevância clínica e ampla aplicabilidade, com potencial para redefinir os cuidados de saúde através de terapias farmacológicas alternativas e seguras”.

“Ser uma das equipas vencedoras do iUP25k 2025 representa um reconhecimento muito relevante do valor científico e inovador do nosso projeto. Reforça a confiança no nosso trabalho e na sua capacidade de gerar impacto real na vida dos doentes com Parkinson”, referem.

Com isso em mente, os prémios conquistados servirão para reforçar as ações de proteção da propriedade intelectual, nomeadamente através de um pedido internacional de patente na Europa, sendo a proteção do conhecimento uma das partes mais importantes da investigação científica.

Paralelamente, o montante recebido será aplicado no desenvolvimento “pré-clínico dos moduladores alostéricos, com destaque para a realização de ensaios laboratoriais adicionais”.

A equipa pretende, assim, fortalecer a evidência científica da investigação, bem com preparar a entrada em futuras fases de investimento e colaboração com a indústria. Estão também a mapear potenciais parcerias estratégicas e candidaturas a programas de aceleração que lhes permitam estruturar o modelo de negócio, validar a estratégia regulatória e preparar o projeto para as próximas fases de licenciamento.

Uma final com 12 projetos finalistas

Realizada no passado 12 de maio, no Auditório da UPTEC Asprela I, a final do iUP25k 2025 fechou com chave de ouro mais uma edição de uma iniciativa que é já vista como um dos mais emblemáticos eventos de promoção do empreendedorismo na instituição. Este ano, o concurso contou com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, da Astrolábio e da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto.

Recorde-se que, durante três dias, as equipas participaram no BIP Ignition, que lhes permitiu não só obter consultoria especializada e aconselhamento sobre como melhorar os seus projetos, mas também acompanhamento dos pitchs para a sessão final. Esta tarefa esteve a cargo da Astrolábio.

O júri desta edição foi constituído por Adriano Fidalgo (Astrolábio), Maria João Gonçalves Maia (Corium Biotech) e Raphael Stanzani (UPTEC). A decisão sobre os vencedores do iUP25k 2025 foi consensual, revelando a elevada qualidade dos projetos finalistas.

O grande vencedor foi o projeto OnCure, que tem como objetivo oferecer uma terapia direcionada a quem sofre de cancro da mama. O projeto integra na equipa o investigador do LAQV-REQUIMTE e da FCUP, António Ribeiro. Em terceiro lugar ficou o projeto AI4BirthCare, de investigadores da Faculdade de Engenharia da U.Porto e do Hospital de S.João.

 

Ler notícia completa no portal Notícias U.Porto