No passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi lançada mais uma edição do livro Mulheres na Ciência, uma iniciativa da Ciência Viva, cujo objetivo é homenagear as mulheres cientistas portuguesas. O 5º volume do livro conta com a participação de quatro docentes e investigadoras da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Entre as homenageadas este ano, incluem-se Fernanda Fidalgo, docente do Departamento de Biologia (DBIO) e investigadora na área da Fisiologia Vegetal, no Plant Stress Lab, do GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, Margarida Bastos, professora no Departamento de Química e Bioquímica e investigadora no CIQUP, na área de Biofísica, Paula Gomes, docente também do DQB e investigadora do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV-REQUMTE), nas áreas da Química Orgânica, Química Peptídica e Química Terapêutica, e Ruth Pereira, professora do DBIO, diretora do GreenUPorto, que integra o consórcio INOV4Agro, especialista na área da contaminação de solos. 

No livro, participam 107 cientistas portuguesas de diferentes gerações, áreas do conhecimento e regiões do globo. Da atual edição, para além das docentes da FCUP, fazem ainda parte investigadoras com formação na FCUP, como as alumnae Andreia Trindade Pereira, do i3S e Joana Xavier, do CIIMAR (que também foi docente convidada da FCUP). 

FCUP nos vários volumes “Mulheres na Ciência”

Ao longo das várias edições, a FCUP tem integrado este livro com várias docentes e investigadoras, como Ana Cristina Freire, Ana Teodoro, Carla Carmelo Rosa, Catarina Lobo, Deolinda Flores, Fernanda Borges, Isabel Sousa Pinto, Paula Tamagnini, Maria João Ramos, Susana Soares e Teresa Lago.

Também integraram anteriores edições alumnae da FCUP, de que são exemplos: Ana Duarte Cabral, da Universidade de Cardiff, Catarina Alves de Oliveira, a trabalhar na Agência Espacial Europeia, Rita Tojeiro, professora e investigadora na Universidade de St Andrews, no Reino Unido, e Susana Barros, investigadora no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço da U.Porto, juntamente com Elisa Delgado Mena e Margarida Cunha. Desta obra fizeram também já parte, por exemplo, Mónica Sousa e Sandra Tavares, investigadoras no i3S com formação na FCUP e Edna Correia, bióloga na Universidade de Aveiro, licenciada em Biologia e Mestre em Ecologia, Ambiente e Território pela FCUP. Sónia Anton, que durante cinco anos foi investigadora no CICGE, foi também uma das cientistas homenageadas.