Estudantes e alumni da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto foram homenageados na terceira edição da cerimónia de prémios e distinções que decorreu a 3 de novembro na FCUP. Em comum, partilham um percurso notável: seja por médias de excelência, notas de destaque em unidades curriculares ou a conclusão de um doutoramento.
Com direito a passadeira roxa, viram reconhecido o seu mérito diante das respetivas famílias, colegas e professores que encheram a sala 1.26 do Departamento de Biologia. E foi ao som de “Fly me to the moon”, tocada pelo Quarteto de Saxofones do Conservatório de Música do Porto, que, pelas 15h00, a cerimónia teve início.
Depois da música, as palavras. Não só para os distinguidos, mas para todos os que chegaram à meta. Mário João Monteiro, Vice-Presidente do Conselho Científico, fez uma analogia ao desporto para falar de medalhas. “São as vitórias no fim de um processo trabalhoso, complexo e exigente que nos deixam mais orgulhosos”, destaca, sobre as medalhas “internas” dos que “trabalharam para terminar o seu curso no último letivo”. Num apelo à resiliência, falou da importância do reconhecimento externo e da luta para “fazer parte da solução e contribuir ativamente para a mudança”.
Já Joaquim Agostinho Moreira, Presidente do Conselho Pedagógico, destacou as chaves para o sucesso: “Disciplina, perseverança, persistência e compromisso”.
Seguiram-se as entregas de medalhas aos doutorados que concluíram os seus estudos em 2022, de certificados aos estudantes com melhor média de licenciatura e de mestrado e aos que conquistaram prémios escolares integrados nos vários departamentos da FCUP.
Entre momentos de palmas e fotografias, houve ainda tempo para a atuação da Cientuna – Tuna Feminina de Ciências.
A cerimónia terminou com as palavras da Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, que felicitou os distinguidos e enumerou as estratégias da faculdade para um objetivo: “que cada estudante possa ser protagonista numa cidadania informada para o desenvolvimento sustentável”.
Fotogaleria do evento disponível na página do Facebook da FCUP.