O Auditório Ferreira da Silva encheu, no passado dia 22 de novembro, para homenagear e premiar estudantes e alumni da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, naquela que foi a quarta edição da Cerimónia de Prémios & Distinções, um evento realizado anualmente e que visa reconhecer o mérito e a dedicação de todos os que se destacaram nos últimos anos letivos pela excelência académica.
Perante famílias, colegas e professores, muitos foram os momentos para palmas: primeiro para os recém doutorados, que receberam uma medalha pela conclusão do doutoramento na Faculdade de Ciências, depois para os estudantes de mestrado com as médias mais elevadas, para os de licenciatura que também se distinguiram com as melhores médias e, por último, mas não menos importante, para os que conquistaram prémios escolares integrados nos vários departamentos da FCUP.
A edição deste ano contou com uma novidade: a atribuição, na cerimónia, das bolsas de distinção académica, no âmbito do Programa Impulso Jovens STEAM. Esta distinção reconhece o mérito académico dos estudantes das licenciaturas da FCUP abrangidas por este programa — Bioinformática, Engenharia Agronómica, Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Matemática Aplicada — com aproveitamento escolar excecional, por terem obtido aprovação a todas as unidades curriculares do plano de estudos do ano curricular em que se encontravam inscritos, com média de classificações nessas unidades curriculares igual ou superior a 16 valores.
O Programa Impulso Jovens STEAM do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) promove e apoia iniciativas orientadas para o aumento da graduação superior de jovens em áreas STEAM — Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics — procurando dar resposta às novas necessidades do mercado de trabalho.
Orgulho, música e felicitações
A cerimónia contou com as palavras do Vice-Presidente do Conselho Científico, Mário João Monteiro, que deu os parabéns a todos os distinguidos, mas também a todos os que conseguiram completar o seu percurso académico e que lançou o desafio para que a FCUP possa alargar os prémios e distinções aos vários novos cursos e formações que recentemente integram a oferta formativa. “A lista de prémios pode aumentar mais”, salientou.
Usou ainda a palavra o Presidente do Conselho Pedagógico, Joaquim Agostinho Moreira, que, num curto, mas muito direto, discurso, sublinhou o orgulho da Faculdade e dos professores em poder trabalhar com quem agora está a ser premiado pelo seu percurso de excelência e dirigiu-se especialmente aos premiados e famílias: “Num futuro próximo, seja qual for o caminho que escolherem, mantenham sempre a elevada exigência na qualidade do vosso trabalho e na seriedade e não esqueçam os valores humanos, tão importantes”.
No final da cerimónia, a Diretora da FCUP, Ana Cristina Freire, felicitou os distinguidos e agradeceu às famílias, sublinhando a importância dos pais que “sempre apoiaram” as escolhas dos filhos na entrada para a Faculdade de Ciências sem muitas vezes saberem ao certo o trabalho que iriam fazer. Salientou ainda o papel das novas gerações em ciência, das soft skills e de os diplomados e futuros diplomados serem vozes ativas na sociedade, levando até ela todo o conhecimento que aprendem dentro das paredes da FCUP.
A fechar com chave de ouro, não poderia faltar a música e a Tuna de Ciências do Porto desceu para tocar e (en)cantar no “palco” do Auditório Ferreira da Silva, onde momentos antes nessa tarde tinham descido, entre sorrisos e orgulho, dezenas de premiados da Faculdade de Ciências, fazendo por várias vezes erguer os telemóveis de amigos, colegas e familiares que quiseram registar o momento para a posterioridade.