A final nacional das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) decorreu no dia 6 de maio, no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e apurou nove jovens alunos que passam a uma última eliminatória que define os quatro representantes de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática’2024 (IOI), que se vão realizar em setembro, no Egito.
Entre 27 participantes de várias escolas de norte a sul do país, Tomás Faria, do 11º ano do Colégio Moderno (Lisboa) foi o grande vencedor, com uma classificação de 275 pontos num máximo possível de 300.
Em segundo lugar, destacou-se Laura Muliar, do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima, seguida na tabela por Hlieb Boiarkin (12º ano da United Lisbon International School), Miguel Pereira (12º ano da Escola Secundária Pública Hortêsia de Castro, Évora), Diogo Rosado (10º ano da Escola Secundária José Saramago, Mafra), Nuno Faria (11º ano da Escola da APEL – Madeira), Luís Morais (10º ano da Escola Secundária da Maia), Simão Mendes (12º ano da Escola Secundária de Seia) e Diego Ferreira (12º ano do Escola Secundária de Pinhal Novo).
Após um pequeno estágio de preparação, os alunos irão fazer uma nova prova e, do conjunto dessa prova com os resultados da final, serão apurados os quatro representantes a incluir a delegação portuguesa das IOI 2024.
Este ano, a competição teve pela primeira vez, nesta fase, a participação de um jovem aluno de apenas 10 anos, Kuzma Timofeev, que conseguiu apurar-se para a final.
O DCC, através do docente Pedro Ribeiro, coordena cientificamente a organização das ONI e, desde 2006, acolhe a final nacional.
Sobre as Olimpíadas da Informática
As Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI) são um concurso de programação destinado, sobretudo, a alunos do Ensino Secundário. O seu principal objetivo é promover o gosto pela algoritmia, pela programação, e selecionar e preparar os concorrentes portugueses que irão participar nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI). As IOI são uma das grandes olimpíadas científicas internacionais, contando todos os anos com a participação de concorrentes de mais de 80 países de todo o mundo. As Olimpíadas são um concurso de carácter individual.
O DCC está ativamente envolvido nas ONI e IOI a vários níveis. Em termos científicos, desde 2001 que está envolvido na criação dos problemas e na preparação e treino dos participantes portugueses. Em termos logísticos, desde 2006 que acolhe a final nacional e desde 2005 faz parte da comitiva portuguesa que se desloca até às IOI. Presentemente, lidera toda a parte científica da prova, apostando fortemente na criação de condições para que os alunos portugueses de todas as regiões do país possam brilhar ao mais alto nível, sendo que, nos últimos anos, tem obtido múltiplas medalhas nas IOI e também em concursos como o as OII (Olimpíadas Ibero-Americanas de Informática) e as WEOI (Western European Olympiad in Informatics).
Na coordenação desta iniciativa esteve Pedro Ribeiro, docente do DCC-FCUP, que acompanhará os quatro alunos na prova internacional.