As alumnae da FCUP Ana Fernandes, Marlene Machado e Sara Martins estão entre as dez empreendedoras que conquistaram um lugar na final portuguesa do Empowering Women in Agrifood (EWA) que vai consagrar, a 8 de novembro, no Hotel HF Fénix Lisboa, as vencedoras da 4.ª edição do programa do EIT Food, implementado em Portugal com a colaboração da UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, e da Portuguese Women in Tech (PWIT).
Em disputa estarão dois prémios – de 10.000 euros e 5.000 euros – sendo que as duas premiadas terão ainda a oportunidade de disputar a final europeia no EWA 2023 Summit, que vai decorrer em Vilnius, na Lituânia, a 1 de dezembro deste ano.
Para isso, cada uma das dez finalistas terá de defender a sua ideia perante o júri desta 4.ª edição do Empowering Women in Agrifood em Portugal.
Ana Fernandes, investigadora do Laboratório Associado em Química Verde (LAQV-REQUIMTE), apresentará a ideia de negócio Agrenatus. Licenciada em Química e mestre em Tecnologia e Ciência Alimentar, a cientista que trabalha atualmente no Foodphenolab, na FCUP, desenvolveu uma solução para enfrentar o grande desafio da falta de ligação entre os produtores de resíduos agroalimentares e os intervenientes capazes de os transformar em produtos inovadores, de elevado valor acrescentado e sustentáveis. A Agrenatus pretende evitar que resíduos ou subprodutos agroalimentares acabem em aterros, estabelecendo uma ponte e oferecendo a possibilidade de comercialização de resíduos e subprodutos agroalimentares.
Já Marlene Machado, também mestre em Tecnologia e Ciência Alimentar, levará a concurso a Snackisy, que, aliás, já esteve entre os finalistas do Prémio Ecotrophelia, em 2019. Trata-se de uma variedade de lanches saudáveis e fáceis de preparar, com ingredientes naturais tornam os lanches ricos em proteínas e adequados para vegans. Em termos ambientais, a Snackisy possui uma embalagem biodegradável para garantir um menor impacto climático e ao mesmo tempo garantir um lanche saboroso.
Do vegetal ao animal, mas também ele sustentável, Sara Martins vai mostrar o potencial da Portugal Bugs, empresa que fundou com Guilherme Pereira, colega da licenciatura em Ciências da Engenharia – ramo Engenharia Alimentar, e que integra também o docente da FCUP, Luís Cunha. Esta ideia inovadora consiste em lançar alternativas alimentares à base de insetos.
Entre as ideias de negócio que também serão apresentadas encontram-se ainda propostas que procuram: ajudar 100.000 pessoas em situação de vulnerabilidade a melhorar os hábitos alimentares; otimizar a preparação de refeições nos restaurantes; adotar uma vinha e experimentar o vinho produzido pela mesma; recolher e reutilizar água do ar; criar quintas urbanas inteligentes de pequeno porte; desenvolver um robot que diminuirá a necessidade de utilização de antibióticos na agricultura; e criar um sistema hidropónico interior para cultivar alimentos em casa.
Ler notícia completa no portal Notícias U.Porto.
Partilhe connosco as suas novidades: [email protected]