O Grupo de Química Medicinal e Biológica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), liderado pela docente da FCUP, Fernanda Borges, é um dos proponentes da ação COST CA23156 “European Network for Sigma-1 Receptor as a Therapeutic Opportunity” (SIGMA-1EUROPE), que teve início, recentemente, em Bruxelas.
“A ação COST SIGMA-1 EUROPE centra-se fundamentalmente na validação do papel dos recetores sigma-1 nas doenças neurodegenerativas, na dor e no cancro”, esclarece a docente da FCUP, Fernanda Borges. “Com esta ação COST, pretende-se abordar questões que ainda estão em aberto sobre a farmacologia dos recetores sigma-1, desenvolver ferramentas químicas, procedimentos e protocolos de investigação inovadores, assim como validar novas vias moleculares e desenvolver novos candidatos a fármaco, em estreita colaboração com a indústria”, concretiza a investigadora.
O recetor Sigma-1 (S1R) é uma proteína intracelular, cuja ativação em condições de stress celular induz respostas adaptativas que promovem a sobrevivência das células. Este recetor pode ser um alvo promissor para o desenvolvimento de fármacos inovadores para o tratamento de doenças neurodegenerativas, inflamatórias, cancros e doenças ligadas à dor.
O valor terapêutico do S1R é de grande importância para todas estas doenças porque a expressão desta proteína mantém-se durante o envelhecimento, porque participa em mecanismos citoprotetores em condições de stress celular e também porque podem ser desenvolvidas novas entidades químicas que modulam a sua atividade para criar tratamentos eficazes.
O projeto irá decorrer nos próximos quatro anos e servirá para construir uma rede inédita de especialistas com experiência em diversas áreas do conhecimento, que irão estabelecer novas colaborações, contribuir para a formação de jovens investigadores, reforçar o conhecimento e identificar/suprir as lacunas existentes na área.
A docente do Departamento de Química e Bioquímica esteve recentemente em Bruxelas na primeira reunião do comité de gestão da ação COST CA23156, que deu início ao projeto.
O responsável pela Ação COST é Tangui Maurice, professor no Instituto Nacional de Pesquisa Médica e de Saúde, em Montpellier, França com o qual o grupo de Química Medicinal e Biológica da FCUP desenvolve, no âmbito do programa PESSOA, o projeto “MITOTARGET4AD: improving nature for a novel disruptive treatment for Alzheimer disease”. (FCUP).