São mais de 500 obras científicas, técnicas e didáticas das mais diversas áreas e chegaram, recentemente, à cidade da Praia, em Cabo Verde. Resultam de uma campanha levada a cabo pela Biblioteca da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), que as recolheu e preparou o seu envio.
A ideia partiu de Fredson Delgado, professor de Ciências em Cabo Verde, que terminou, no passado mês de julho, o mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências, na FCUP.
O jovem professor lançou o repto para uma iniciativa dinamizada na FCUP, à qual desde logo se juntou João Paiva, docente da Unidade de Ensino das Ciências (UEC).
“O objetivo foi robustecer os recursos para o ensino das Ciências em Cabo Verde. Serão muito úteis neste nosso país irmão, para que por lá se aprenda e ensine ciência ainda melhor”, salientou João Paiva que deu a conhecer a campanha aos seus colegas e esteve envolvido na recolha e envio dos livros para este país.
A doação partiu não só de docentes e investigadores da FCUP, mas também da própria Biblioteca, através da oferta de obras em duplicado que não poderiam ser incluídas na sua própria coleção. “Generosamente cederam muitos livros de matemática, biologia, geologia, física e química, bem como livros didáticos e escolares”, destaca o docente da UEC que é um dos professores do Mestrado em Ensino e Divulgação das Ciências.
Estas obras integram agora os acervos da Biblioteca da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos, da Casa das Ciências, da Associação Comunitária do Fonton, e do Instituto de Ciências e Tecnologia Agrária (ICTA).
“[Os livros] Serão utilizados de forma significativa na formação académica e profissional de nossos estudantes, representando um recurso precioso para a aprendizagem e pesquisa”, reforça o ICTA numa publicação na sua página do Facebook.
Os docentes de zonas próximas a estas instituições também são beneficiários desta campanha que irá permitir um arranque fortalecido do ensino das Ciências em Cabo Verde já no próximo ano letivo.