A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integra o consórcio do projeto Data4Covid19, uma iniciativa da Associação Porto Digital, em colaboração com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), que visa o desenvolvimento de uma plataforma para potenciar o cruzamento de múltiplas fontes de dados, permitindo desenhar, implementar e monitorizar, de forma articulada, medidas de combate à pandemia.

Em comunicado, a Câmara Municipal do Porto explica que o Data4Covid19 “tem como objetivo a prevenção e a rápida definição do prognóstico da evolução da doença, contribuindo para uma resposta mais efetiva à crise sanitária e aos desafios decorrentes da pandemia, em áreas como a segurança ou proteção civil”.

A plataforma permitirá, por exemplo, ” efetuar o cruzamento de matrizes de mobilidade numa determinada região, cidade ou vila, com a identificação em tempo real de clusters de propagação e contágio”. Isto permitirá por sua vez “a definição de matrizes de níveis de risco dinâmicas, fundamentais para a priorização dos respetivos planos de ação”.

O papel da FCUP

É aqui que entram Luís Antunes e Pedro Ribeiro, os dois docentes do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP que terão como missão criar os algoritmos base do sistema, nomeadamente os de padrões e matrizes de mobilidade e risco com impacto no aumento da segurança das soluções.

Para este cruzamento, a plataforma receberá dados de fornecedores diversos, tais como a Metro do Porto, a Sociedade de Transportes Coletivos de Porto (STCP), a operadora de telecomunicações NOS, a Transportes Intermodais do Porto e a própria Porto Digital.

A informação recolhida estará disponível para utilização e suporte à tomada de decisão pela ARSN, Câmara do Porto e pela entidade regional Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O consórcio deste projeto conta também com a participação da NOVA Information Management School, da escola de Data Science da Universidade Nova de Lisboa, e de mais dois parceiros privados, a NOS e a TekPrivacy, uma spin-off especializada na área de proteção de dados, liderada por Luís Antunes. O projeto tem ainda como parceira a OASC (Open & Agile Smart Cities), uma rede internacional de smart cities.

O ‘Data4Covid19′ é apoiado pela Agência Nacional de Inovação, com o apoio da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Programa Operacional Regional do Norte [Norte 2020] e Programa Operacional Regional de Lisboa [POR Lisboa 2020].