A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) é uma das entidades parceiras do projeto ERASMUS + SustainALL, que pretende identificar e promover boas práticas pedagógicas de educação para a sustentabilidade em escolas a tempo inteiro ou que ofereçam atividades extracurriculares relevantes. Da iniciativa podem surgir recursos educativos para os professores. 

“Espera-se que os professores envolvidos na formação sejam capazes de ajustar o currículo escolar para promover a educação para a sustentabilidade, capacitando os estudantes para contribuir crítica e ativamente para a construção de um futuro que alia o desenvolvimento económico e social à preservação do meio ambiente”, explica Carla Morais, coordenadora do projeto na FCUP e docente da Unidade de Ensino das Ciências e do Departamento de Química e Bioquímica. 

Neste projeto, que arrancou em janeiro deste ano, “a ideia é fazer um levantamento das boas práticas de sustentabilidade, no âmbito das escolas a tempo inteiro, conduzindo estudos de caso em cada país”, conta. 

“Depois, está prevista a realização de um estudo comparativo entre países para daqui extrair uma súmula dessas práticas que, por sua vez, serão a base para o desenvolvimento de recursos educativos para os professores. Tudo isto será disseminado pelos países parceiros”, acrescenta a docente da FCUP, faculdade que ficará responsável pela construção da abordagem metodológica aos casos de estudo de identificação de boas práticas selecionadas por cada parceiro. 

Para além destes recursos, decorrerá, nas várias escolas parceiras do projeto, uma formação para professores que deverá iniciar no decorrer do segundo ano do projeto. “Espera-se que os professores envolvidos na formação sejam capazes de ajustar o currículo escolar para promover a educação para a sustentabilidade, capacitando os estudantes para contribuir crítica e ativamente para a construção de um futuro que alia o desenvolvimento económico e social à preservação do meio ambiente”, esclarece Carla Morais.

O projeto SustainALL conta com a participação de equipas da Áustria, Alemanha, Noruega e Portugal. Em cada país envolvido no consórcio, estão envolvidas pelo menos uma escola do 1.º ciclo do Ensino Básico e outra do 2.º ou 3.º ciclos do Ensino Básico.