No âmbito do projeto GeoPlanet Strategic Partnership, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) integra a organização do curso “Habitability in the solar system and beyond, que se realizará entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro de 2022, na Universidade de Nantes, em França.

De acordo com Teresa Seixas e Manuel Silva, coordenadores FCUP do Projeto Erasmus+ GeoPlaNet SP, poderão participar neste curso estudantes de mestrado, doutoramento, pós-doutoramento e investigadores da Universidade do Porto, sendo as despesas de viagem, alojamento e alimentação asseguradas por verbas do projeto GeoPlaNet Strategic Partnership.

São três as vagas especialmente destinadas a participantes da U.Porto, sendo a seleção de candidatos feita com base na relevância do tema do curso para os seus interesses de investigação.

Os estudantes interessados em participar devem enviar carta de motivação, com uma síntese do seu percurso académico, justificando a relevância do curso para os seus interesses de investigação, para os docentes da FCUP, Teresa Monteiro Seixas ([email protected]), ou Manuel Silva ([email protected]).

Mais informações sobre o curso podem ser consultadas na página oficial do projeto.

Sobre o GeoPlaNet Strategic Partnership

O projeto projeto GeoPlanet Strategic Partnership foi criado, em 2016, pelo Laboratoire de Planétologie et Géosciences da Universidade de Nantes, visando dar resposta à inexistência de formação na área de Geociências Planetárias, a nível europeu.

Este projeto, que decorrerá até 2023, ganhou recentemente uma parceria estratégica do projeto Erasmus+ e conta, atualmente, com um consórcio de cinco Universidades Europeias – nas quais se inclui a Universidade do Porto – com competências complementares em Astrofísica e Astronomia, em Geologia Planetária e em Ciências Planetárias e da Terra, e, ainda, uma startup especializada em Realidade Virtual (VR).