O iSEA, um projeto de comunicação de ciência liderado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), está a organizar uma experiência de realidade virtual aberta a toda a comunidade, a decorrer até ao dia 13 de fevereiro, no Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva.

Nesta iniciativa gratuita, os participantes – que deverão ser maiores de 18 anos – têm a oportunidade de realizar uma expedição virtual ao mar profundo dos Açores, conhecer os seus ecossistemas, tomar decisões e completar missões.

Depois de se dar a conhecer ao público com a realização em junho do ano passado da Summer School – Encontro entre a comunicação de ciência, design e engenharia, o projeto iSEA mostra-se agora com um modelo de experiência virtual já desenvolvido.

Para poderem participar nesta aventura submarina, que tem a duração de cerca de uma hora, os interessados devem inscrever-se aqui, ou enviar um e-mail para [email protected]  ou [email protected]

A experiência é aberta a todos os interessados, desde que sejam maiores de 18 anos. (Foto: DR)

Sobre o iSea

O iSea é um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e que tem como objetivo  criar um conjunto de conteúdos e mensagens sobre ecossistemas do fundo do mar para comunicação científica e desenvolver um método não-intrusivo, válido e replicável em locais como centros de ciência e museus. O estudo exploratório tem ênfase nas temáticas abordadas pelo Centro Internacional de Investigação dos Açores, em particular na sustentabilidade dos ecossistemas do mar profundo.

Coordenado por Carla Morais, docente da FCUP, o iSea conta com uma equipa multidisciplinar composta por docentes e investigadores das faculdades de Ciências e de Engenharia da U.Porto, tendo também a participação de elementos da Escola Superior de Artes e Design e da Universidade de Austin, no Texas.