O iSea  é liderado pela FCUP e conta uma equipa multidisciplinar de docentes e investigadores. (Foto: DR)

E se fosse possível mergulhar nas águas profundas dos Açores e conhecer melhor este ecossistema, sem ter de sair do sítio? É essa a experiência que o iSea, projeto de comunicação de ciência e de avaliação de comunicação de ciência liderado pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), pretende proporcionar.

Este novo projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia consiste num modelo de realidade virtual imersiva a partir do qual vai ser possível “viajar” pelos ecossistemas do mar profundo dos Açores. Coordenado pela docente da FCUP Carla Morais, o iSea conta com uma equipa multidisciplinar composta por docentes e investigadores da FCUP e da Faculdade de Engenharia da U.Porto, tendo também a participação de elementos da Escola Superior de Artes e Design e da Universidade de Austin, no Texas.

Aliando a ciência à comunicação digital, o iSea pretende criar um conjunto de conteúdos e mensagens sobre ecossistemas do fundo do mar para comunicação científica e desenvolver um método não-intrusivo, válido e replicável em locais como centros de ciência e museus. O estudo exploratório tem ênfase nas temáticas abordadas pelo Centro Internacional de Investigação dos Açores, em particular na sustentabilidade dos ecossistemas do mar profundo.

Os conteúdos digitais construídos para o projeto vão ser utilizados em estudos-piloto a realizar em centros de ciência locais e nacionais. (Foto: DR)

Os conteúdos digitais construídos em torno dessa temática vão ser utilizados em estudos-piloto a realizar em centros de ciência locais e nacionais.  Nesse sentido, no início do mês de maio, duas bolseiras de investigação da FCUP dirigiram-se aos Açores para conhecer os centros a nível local – Expolab e Fábrica da Baleia de Porto Pim – que vão receber o módulo que se encontra em desenvolvimento.

A experiência desenvolvida pela equipa do projeto terá duas modalidades, individual e coletiva, e funcionará como uma espécie de jogo apoiado numa narrativa multi-linear. Os participantes poderão escolher uma personagem e uma missão, tendo de enfrentar dilemas reais e escapar aos desafios do mar profundo.

Dar a conhecer o projeto

De forma a dar a conhecer o iSea, a FCUP promove ao longo dos próximos dias uma Summer School – Encontro entre a comunicação de ciência, design e engenharia”, na qual se pretende dar aos participantes a oportunidade de conhecer e de explorar algumas das ferramentas utilizada no projetos por meio de workshops, palestras e mesas de discussão em torno da comunicação de ciências, da comunicação de ciências e das ferramentas de realidade virtual. Com entrada livre, o evento terá lugar nos espaços da FCUP (17 e 18 de junho) e do Planetário do Porto (19 de junho).

João Paiva, docente da FCUP, esteve recentemente na a Escola de Santa Bárbara, em Fânzeres, para dar a conhecer o projeto iSea. (Foto: DR)

A divulgação do iSea chega também aos mais novos sob a forma de palestras conduzidas pelo docente da FCUP João Paiva. A mais recente teve lugar a 31 de maio na Biblioteca da FCUP, que recebeu alunos do 8º ano da Escola de Santa Bárbara, em Fânzeres.

O objetivo é que no futuro se possa estender o trabalho desenvolvido a outras temáticas importantes a nível científico como as alterações climáticas, nanotecnologia e energia limpa.