A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) está a coordenar, em conjunto com o GreenUPorto – Centro de Investigação em Produção Agroalimentar Sustentável, um consórcio europeu, que junta universidades, Pequenas e Médias Empresas e centros de investigação, para desenvolver um novo mestrado internacional, certificado e interativo, na área da agricultura de precisão.

O currículo inovador do mestrado em tecnologias smArt Agriculture (TERRATECH) inclui métodos de ensino interativos e parcerias com cooperativas e empresas agrícolas que trabalham com soluções de base tecnológica de forma a proporcionar uma formação prática e teórica enriquecedora, permitindo aos estudantes iniciar uma carreira promissora ligada à agricultura de precisão.

O mestrado de terá uma duração de oito meses, mais um mês de treino prático numa das empresas parceiras. Durante o curso, haverá ainda dois períodos de mobilidade que permitirão aos estudantes e professores encontrarem-se pessoalmente para a realização de laboratórios de grande escala, que serão essenciais para providenciar uma experiência prática enriquecedora.

Os estudantes que completarem este mestrado estarão aptos a usar novas tecnologias ligadas à agricultura, incluindo sensores, tecnologias de posicionamento, novas ferramentas de análise de dados e redes avançadas através da Internet-das-Coisas (IoT) e da comunicação máquina-a-máquina (M2M). Estas tecnologias permitem a monitorização em tempo real de parâmetros físicos dos campos de cultivo e das condições climatéricas locais, assim como um controlo preciso da irrigação, fertilização e controlo de pestes através da automação.

Os diplomados alcançarão o mercado de trabalho europeu enquanto técnicos capazes de: incorporar soluções tecnológicas nos sistemas de produção agrícola, desenvolver novas soluções adaptadas às necessidades dos agricultores e implementar novas ideias de negócio.

O curso foi elaborado para seguir os padrões de crédito do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS) para o reconhecimento de certificação em toda a UE.

Além da FCUP, participam também neste projeto Erasmus + outras universidades parceiras. Entra elas incluem-se a University of Debrecen (Hungria), University Pompeu Fabra (Espanha), International Hellenic University (Grécia), Vidzeme University of Applied Sciences (Letónia) e Catholic University of the Sacred Heart (Itália).

O resto do consórcio é composto por cinco PMEs (Cerca Trova Ltd – Bulgária, ECQA GmbH – Áustria, Evolutionary Archetypes Consulting SL – Espanha, AgriWatch – Holanda, Agroop Lda – Portugal), um centro de investigação (Mediterranean Agronomic Institute of Chania – Grécia), uma cooperativa agrícola (Fédération Régionale des Cuma de l’Ouest – França) e uma companhia de cariz agrícola (Ktima Filippou-Schoinoplokakis – Grécia).

O projeto TERRATECH decorre até 2023 e conta com um financiamento europeu de 989.890 euros.

Mais informações aqui.